Início Bahia

Carteira de identificação e credencial de estacionamento para pessoas com autismo são emitidas em Salvador

Credencial para pessoas autistas é emitida em Salvador — Foto: Transalvador

A Rede SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) de Salvador ampliou o serviço de emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Espectro Autista (CIPTEA). O credenciamento agora está disponível nas unidades do Shopping da Bahia, Pituaçu e Uruguai. A CIPTEA facilita a identificação e a garantia de direitos civis das pessoas com autismo e pode ser emitida de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, por meio da distribuição de senhas e demanda espontânea.

Além da emissão da CIPTEA, os pontos de atendimento do SAC realizam a emissão do Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência. O Passe Livre garante acesso gratuito a transportes coletivos intermunicipais, incluindo os modos rodoviário, ferroviário, aquaviário e metroviário, para pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade.

Para solicitar o CIPTEA ou o Passe Livre, os beneficiários devem levar ao SAC os seguintes documentos: cópia do RG e CPF; Carteira Nacional de Habilitação ou Certidão de Nascimento com CPF (na falta do RG); comprovante de residência e comprovante de renda.

No interior do estado, a emissão do CIPTEA está disponível nas unidades SAC de Camaçari e Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), e em Feira II, em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. O atendimento ocorre por ordem de chegada.

As pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) também têm direito a vagas preferenciais em estacionamentos. Para acessar esse benefício, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) realiza o cadastramento e emissão da credencial. A solicitação deve ser feita pela internet e é gratuita. Os documentos necessários para a solicitação são: RG, CPF ou documento de identificação com foto; comprovante de residência e laudo médico comprovando a condição.

Compartilhe agora: