O capoeirista José Jorge dos Santos, conhecido como Mestre Barriga, de 64 anos, foi morto a tiros durante uma ação da Polícia Civil na manhã desta quarta-feira (30), no bairro de Portão, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. Segundo a corporação, o idoso foi baleado após, supostamente, atingir o colete de um inspetor com uma faca, durante uma operação para cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão na área.
José chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Menandro de Farias, mas não resistiu aos ferimentos. Moradores, porém, contestam a versão apresentada pela polícia. Em entrevista ao jornal CORREIO, vizinhos afirmaram que ele era inocente e que sua casa foi invadida pelas forças de segurança logo no início da manhã. “Era bem capaz dele estar dormindo”, comentou um dos moradores, que preferiu não se identificar. Outro morador, nas redes sociais, lamentou o ocorrido: “É extremamente doloroso quando sabemos que mais uma vida inocente se foi, vítima dessa ‘segurança’. E a história se repete mais uma vez, o bairro de Portão sendo manchado por uma violência trazida por pessoas de fora.”
O caso foi registrado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP – Salvador) como morte por intervenção de agente de segurança pública. Foram emitidas guias para perícia e remoção do corpo. Até o momento, não há informações sobre o enterro do capoeirista.