Fechar menu
SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    TVE lidera audiência com transmissão do primeiro BaVi do ano

    27/01/2026

    Sema apoia edital do CAMP Viva Água e reforça divulgação de oportunidades para segurança hídrica na Bahia

    27/01/2026

    Casa da Gestante, Bebê e Puérpera do HEC celebra dois anos com ação de cuidado e acolhimento

    27/01/2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Tendendo
    • TVE lidera audiência com transmissão do primeiro BaVi do ano
    • Sema apoia edital do CAMP Viva Água e reforça divulgação de oportunidades para segurança hídrica na Bahia
    • Casa da Gestante, Bebê e Puérpera do HEC celebra dois anos com ação de cuidado e acolhimento
    • Com apoio da Setur-BA, música, esporte e tradição movimentam o verão baiano
    • Dia D da campanha de doação da Sudesb e da Hemoba para meio esportivo baiano acontece no Estádio de Pituaçu
    • Campanha da SJDH e Metrô Bahia marca o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo
    • Bahia tenta reduzir salário milionário para ter atacante por empréstimo
    • Bahia tem dois atacantes no DM antes de estreia na Série A
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn Whatsapp TikTok
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    • Início
    • Notícias
      • Bahia
      • Educação
      • Emprego
      • Entrevistas
      • Famosos
      • Indústria
      • Justiça
      • Legislação
      • Meio Ambiente
      • Religioso
      • São João
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Vídeos
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Segurança
    • Eventos
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    Lar»Últimas notícias»Brasil diz que irá monitorar novo ODS 18 para igualdade racial
    Últimas notícias

    Brasil diz que irá monitorar novo ODS 18 para igualdade racial

    REDAÇÃOPor REDAÇÃO20/09/2025Nenhum comentário5 minutos de leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Whatsapp
    5 conapir mc abr 18092025 10
    Compartilhar
    Facebook Twitter Telegrama E-mail LinkedIn Whatsapp


    A portaria conjunta que cria o monitoramento do cumprimento, no Brasil, das metas e indicadores do 18º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) foi assinada, nesta sexta-feira (19), pelos ministérios da Igualdade Racial (MIR) e dos Povos Indígenas (MPI), durante a sessão plenária final da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir).ebcebc

    A nova meta brasileira tem foco na igualdade étnico-racial no país. O 18° ODS brasileiro está inserido na Agenda 2030 da ONU, que tem, oficialmente, 17 objetivos de desenvolvimento sustentável.

    Na abertura do evento, o ministro-chefe da Secretária-geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, explicou que a meta voluntária, de caráter nacional, foi proposta há exatos dois anos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na 78ª Assembleia Geral da ONU, em 2023, “para ratificar a segurança política e atualizar os compromissos públicos com o na igualdade étnico-racial no país”, lembrou o ministro.


    Rio de Janeiro (RJ) 14/11/2024 – O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, na mesa de abertura do G20 Social, no Museu do Amanhã. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
    Rio de Janeiro (RJ) 14/11/2024 – O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, na mesa de abertura do G20 Social, no Museu do Amanhã. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

    Rio de Janeiro (RJ) 14/11/2024 – O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, entregou aos representantes da Conaq o caderno de respostas do governo brasileiro à solicitação de informações e de respostas por parte da entidade. Foto-arquivo: Fernando Frazão/Agência Brasil – Fernando Frazão/Agência Brasil

    Respostas aos quilombolas

    A Secretaria-Geral da Presidência da República também entregou aos representantes da Coordenação Nacional das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) o caderno de respostas do governo brasileiro à solicitação de informações e de respostas por parte da entidade que defende os interesses quilombolas.

    “É importante que a Conaq acompanhe conosco a execução disso, nos cobre e nos ajude a monitorar os ministérios para que cumpram a determinação do presidente Lula de ter políticas públicas para toda a população”, destacou Márcio Macedo.

    O documento entregue descreve ações que estão sendo implementadas por 20 órgãos do governo federal e outras destinadas a este segmento da população, que ainda vão ser realizadas.

    O coordenador da Conaq, Arilson Ventura, disse à Agência Brasil que considera o caderno-resposta importante e que a entidade irá cobrar as ações definitivas do governo para que cheguem, efetivamente, até as comunidades quilombolas.

    Para o ativista da causa quilombola, a principal política pública é a regularização fundiária de seus territórios para garantir o direito à reprodução física, social, econômica e cultural dos quilombolas.

    “Sem a titulação dos territórios quilombolas, a gente não consegue avançar no processo da melhoria da saúde, da educação, da agricultura, da cultura”, afirmou.

    A proposta primordial da entidade é estabelecer o prazo de cinco anos para a conclusão do processo de reconhecimento, demarcação e, por fim, a titularidade dessas terras.

    “Existe comunidade que começou o processo de titulação há mais de 20 anos e isso vai se arrastando, por diversas situações pelo meio do caminho e não consegue avançar. A nossa proposta é ter o prazo de cinco para concluir a titulação. Um tempo razoável.”

    Em entrevista à Agência Brasil, durante a 5ª Conapir, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, explicou que a titulação de um território passa por nove etapas, para um quilombo ser titulado pelo Incra, e que o governo tem avançado.

    “Imagine você passar de geração para geração em um território, 10, 20, 50 anos. E caso a sua família tenha que sair do território ou se alguém falecer, você não seria titulado. Isso é muito ruim”, avaliou a ministra.


    Brasília (DF), 16/09/2025 – Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco (c) participa da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial.
Foto: Conapir/Divulgação
    Brasília (DF), 16/09/2025 – Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco (c) participa da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial.
Foto: Conapir/Divulgação

    Brasília (DF), 16/09/2025 – Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco (c), disse que explicou que a titulação de um território passa por nove etapas. Foto: Conapir/Divulgação – Conapir/Divulgação

    A ministra da Igualdade entende que não é simples titular, mas tem que ter vontade política de todos, no âmbito nacional, estadual e municipal.“[A titulação de terras quilombolas] requer que a vontade política seja coletiva e as pessoas trabalhem em prol disso”.

    “A gente está falando de vida digna, de moradia, de vida, de qualidade. A gente bateu de porta em porta [de outros ministérios] para fazer com que as pessoas entendam que titular um quilombo é também dar vida digna às pessoas”, explicou Anielle Franco.

    Pesquisas

    O Ministério de Promoção da Igualdade Racial (MIR), anunciou também o investimento de R$ 1 milhão em pesquisas voltadas ao fortalecimento do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade (Sinapir). A chamada pública (Edital n°18), coordenada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), terá inscrições de pesquisadores até o dia 29 de outubro.

    Moções

    No encerramento da Conferência, integrantes do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPir) submeteram à validação dos delegados oficiais as 51 moções de repúdio, denúncias e homenagens, que tiveram cerca de 7 mil assinaturas dos participantes Conapir.

    Entre elas, a moção de apelo por providências no caso de Sônia Maria de Jesus, mulher negra e surda submetida por mais de 40 anos a condições análogas à escravidão.

    Outra moção pede o reconhecimento dos pais de santo como profissão para que tenham direitos previdenciários.

    Uma moção de repúdio foi endereçada à Câmara dos Deputados pela aprovação da PEC da Blindagem, nesta semana.

    Outras moções também foram apresentadas: a que sugere a criação do programa Mais Médicos Quilombolas e a que solicita apoio da União às mães solo, às mães negras e às mães periféricas que perderam seus filhos em situações de violência contra jovens negros. Além a da que solicita que as mulheres trancistas sejam vistas não apenas como profissionais de beleza; mas como guardiãs de saberes tradicionais ancestrais que remontam à cultura dos povos africanos.

    Diversidade

    A 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir) foi encerrada hoje, após sete anos de intervalo. Os cinco dias do evento, em 2025, contabilizam mais de 2 mil participantes, entre pessoas negras, povos indígenas, de terreiro, quilombolas, ciganos, juventudes, além de pessoas idosas, LGBTQIA+, periféricas e com deficiência.

    Como resultado da 5ª Conapir, foi elaborado um documento final, com propostas de diretrizes de políticas públicas voltadas à igualdade étnico-racial, que será entregue ao governo federal.



    Fonte: EBC

    Brasil diz igualdade irá monitorar novo ODS para racial
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Telegrama Reddit E-mail Whatsapp
    Artigo AnteriorReceita apreende em dois navios no Rio carga de combustível irregular
    Próximo artigo Haddad não vai à ONU para acompanhar possível votação de isenção do IR
    REDAÇÃO
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    TVE lidera audiência com transmissão do primeiro BaVi do ano

    27/01/2026 Comunicação Por REDAÇÃO

    Sema apoia edital do CAMP Viva Água e reforça divulgação de oportunidades para segurança hídrica na Bahia

    27/01/2026 Comunicação Por REDAÇÃO

    Casa da Gestante, Bebê e Puérpera do HEC celebra dois anos com ação de cuidado e acolhimento

    27/01/2026 Salvador Por REDAÇÃO

    Com apoio da Setur-BA, música, esporte e tradição movimentam o verão baiano

    27/01/2026 Turismo Por REDAÇÃO

    Dia D da campanha de doação da Sudesb e da Hemoba para meio esportivo baiano acontece no Estádio de Pituaçu

    27/01/2026 Social Por REDAÇÃO

    Campanha da SJDH e Metrô Bahia marca o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

    27/01/2026 Destaque Por REDAÇÃO
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Demo
    Top Posts

    Vitória da Democracia marca eleição da nova diretoria da ABI para o triênio 2025-2028

    26/04/2025

    TVE lidera audiência com transmissão do primeiro BaVi do ano

    27/01/2026

    Uesb prorroga, até 30 de setembro, inscrições e pedidos de isenção do Vestibular 2025

    27/09/2024
    Não perca
    Comunicação 0

    TVE lidera audiência com transmissão do primeiro BaVi do ano

    Por REDAÇÃO27/01/2026

    O Bahia levou a melhor no primeiro Ba-Vi de 2026. Neste domingo (25) o tricolor…

    Sema apoia edital do CAMP Viva Água e reforça divulgação de oportunidades para segurança hídrica na Bahia

    27/01/2026

    Casa da Gestante, Bebê e Puérpera do HEC celebra dois anos com ação de cuidado e acolhimento

    27/01/2026

    Com apoio da Setur-BA, música, esporte e tradição movimentam o verão baiano

    27/01/2026
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    • Pinterest
    • LinkedIn
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Vitória da Democracia marca eleição da nova diretoria da ABI para o triênio 2025-2028

    26/04/2025

    TVE lidera audiência com transmissão do primeiro BaVi do ano

    27/01/2026

    Uesb prorroga, até 30 de setembro, inscrições e pedidos de isenção do Vestibular 2025

    27/09/2024
    Nossas escolhas

    Agentes do ICE matam homem durante protesto em Minneapolis, nos EUA

    25/01/2026

    Vini Jr. comanda goleada do Real sobre Mônaco na Liga dos Campeões

    21/01/2026

    Trump confirma convite a Lula para compor conselho sobre Gaza

    21/01/2026

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Anunciar
    © 2026 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.