Fechar menu
SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Mundial de Vôlei de Praia começa nesta quinta com 7 duplas do Brasil

    13/11/2025

    Vinicius Júnior diz que seleção evolui sob comando de Carlo Ancelotti

    13/11/2025

    Atacante sai do DM e reforça elenco; como foi a reapresentação do Bahia

    13/11/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Tendendo
    • Mundial de Vôlei de Praia começa nesta quinta com 7 duplas do Brasil
    • Vinicius Júnior diz que seleção evolui sob comando de Carlo Ancelotti
    • Atacante sai do DM e reforça elenco; como foi a reapresentação do Bahia
    • Gleisi: tipificação penal e apreensão de bens são inegociáveis em PL
    • Governadores de oposição pedem mais 1 mês para discutir PL Antifacção
    • BB tem lucro de R$ 3,78 bi no terceiro trimestre, queda de 60,2%
    • Brasil lança plano para adaptação do SUS às mudanças climáticas
    • Governo amplia acesso de empresas ao Plano Brasil Soberano
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn Whatsapp TikTok
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    • Início
    • Notícias
      • Bahia
      • Educação
      • Emprego
      • Entrevistas
      • Famosos
      • Indústria
      • Justiça
      • Legislação
      • Meio Ambiente
      • Religioso
      • São João
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Vídeos
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Segurança
    • Eventos
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    Lar»Justiça»Bolsonaro fez flagrante confissão de obstrução de Justiça, diz Moraes
    Justiça

    Bolsonaro fez flagrante confissão de obstrução de Justiça, diz Moraes

    REDAÇÃOPor REDAÇÃO18/07/2025Nenhum comentário4 minutos de leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Whatsapp
    1068302 120 2007.03.2017 pzzb 1393
    Compartilhar
    Facebook Twitter Telegrama E-mail LinkedIn Whatsapp


    Em decisão divulgada há pouco pelo Supremo Tribunal Federal, o ministro Alexandre de Moraes escreveu que o ex-presidente Jair Bolsonaro e seu filho Eduardo fizeram uma “confissão flagrante” de atos criminosos para coagir e obstruir a Justiça brasileira, motivo pelo qual decidiu impor medidas cautelares contra Bolsonaro. ebcebc

    Eles são investigados pelos crimes de coação no curso do processo (Art. 344 do Código Penal), obstrução de investigação de infração penal que envolva organização criminosa (Art. 2º, § 1 º, da Lei 12.850/13) e abolição violenta do Estado Democrático de Direito (Art. 359-L do Código Penal).

    Em outro trecho da decisão, Moraes ainda menciona o crime de atentado à soberania (art. 359-I do Código Penal). 

    Pela decisão, Bolsonaro deverá cumprir recolhimento domiciliar entre 19h e 6h de segunda a sexta-feira e em tempo integral nos fins de semana e feriados; ser monitorado com tornozeleira eletrônica; não manter contato com embaixadores, autoridades estrangeiras e nem se aproximar de sedes de embaixadas e consulados. 

    As medidas foram solicitadas pela Polícia Federal (PF), com parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR). Os órgãos apontaram o risco de fuga do ex-presidente para justificar a instalação de uma tornozeleira eletrônica. 

    >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

    Para o ministro, as condutas de Bolsonaro e filho caracterizam “CLAROS e EXPRESSOS ATOS EXECUTÓRIOS e FLAGRANTES CONFISSÕES DA PRÁTICA DOS ATOS CRIMINOSOS, em especial dos crimes de coação no curso do processo, obstrução de investigação de infração penal que envolva organização criminosa e atentado à soberania”. 

    O ministro salientou que a “ousadia criminosa parece não ter limites”, ocorrendo   à luz do dia, em publicações em redes sociais e entrevistas e pronunciamentos a veículos de mídia. 

    Moraes apontou entrevista coletiva realizada por Bolsonaro nesta quinta (17), em que o ex-presidente condicionou a retirada de sanções dos Estados Unidos contra o Brasil à aprovação de uma anistia que o favoreça pelo Congresso. 

    A decisão traz imagens de posts de Eduardo na rede social X e de entrevistas a canais de TV como CNN em que o filho do presidente defende a taxação anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de 50% sobre produtos brasileiros. 

    Ao anunciar a medida, Trump deu entre as justificativas o que chamou de “caça às bruxas” contra Bolsonaro. 

    “As ações de JAIR MESSIAS BOLSONARO demonstram que o réu está atuando dolosa e conscientemente de forma ilícita, conjuntamente com o seu filho, EDUARDO NANTES BOLSONARO, com a finalidade de tentar submeter o funcionamento do Supremo Tribunal Federal ao crivo de outro Estado estrangeiro, por meio de atos hostis derivados negociações espúrias e criminosas com patente obstrução à Justiça e clara finalidade de coagir essa CORTE no julgamento da AP 2.668/DF.” 

    A ação penal 2668 tem como alvo Bolsonaro e mais sete aliados, entre militares e civis, todos acusados pela PGR de ter encabeçado uma tentativa fracassada de golpe de Estado, cujo objetivo seria manter o ex-presidente no poder mesmo após derrota eleitoral. 

    Soberania 

    A decisão de Moraes foi tomada em um novo inquérito, aberto a pedido da PGR, para apurar as condutas de Bolsonaro e de  Eduardo contra a soberania nacional. 

    No texto, o ministro abordou a imposição de uma taxação de 50% sobre produtos brasileiros anunciada neste mês pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que justificou a medida citando o que chamou de “caça às bruxas” contra Bolsonaro devido ao processo do golpe. 

    “A implementação do aumento de tarifas tem como finalidade a criação de uma grave crise econômica no Brasil, para gerar uma pressão política e social no Poder Judiciário e impactar as relações diplomáticas entre o Brasil os Estados Unidos”, escreveu o ministro. 

    Ele acrescentou que “a Soberania Nacional não pode, não deve e jamais será vilipendiada, negociada ou extorquida, pois é um dos FUNDAMENTOS DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, expressamente previsto no inciso I, do artigo 1º da Constituição Federal”.

    “O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL sempre será absolutamente inflexível na defesa da Soberania Nacional e em seu compromisso com a Democracia, os Direitos Fundamentais, o Estado de Direito, a independência do Poder Judiciário Nacional e os princípios constitucionais brasileiros”, afirmou Moraes. 

    O ministro citou ainda o escritor Machado de Assis. “A SOBERANIA NACIONAL É A COISA MAIS BELA DO MUNDO, COM A CONDIÇÃO DE SER SOBERANIA E DE SER NACIONAL”, diz a citação. 

    *Matéria atualizada às 11h45 para acréscimo de informações



    Fonte: EBC

    bolsonaro confissão diz fez flagrante Justiça Moraes obstrução
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Telegrama Reddit E-mail Whatsapp
    Artigo AnteriorEm dia de operação contra Jair Bolsonaro, Flávio desembarca na Europa
    Próximo artigo Festival de Cultura Indígena do Xingu começa hoje no Pará
    REDAÇÃO
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Mundial de Vôlei de Praia começa nesta quinta com 7 duplas do Brasil

    13/11/2025 Esportes Por REDAÇÃO

    Vinicius Júnior diz que seleção evolui sob comando de Carlo Ancelotti

    13/11/2025 Esportes Por REDAÇÃO

    Atacante sai do DM e reforça elenco; como foi a reapresentação do Bahia

    13/11/2025 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Gleisi: tipificação penal e apreensão de bens são inegociáveis em PL

    13/11/2025 Política Por REDAÇÃO

    Governadores de oposição pedem mais 1 mês para discutir PL Antifacção

    13/11/2025 Política Por REDAÇÃO

    BB tem lucro de R$ 3,78 bi no terceiro trimestre, queda de 60,2%

    13/11/2025 Destaque Por REDAÇÃO
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Demo
    Top Posts

    Vitória da Democracia marca eleição da nova diretoria da ABI para o triênio 2025-2028

    26/04/2025

    Uesb prorroga, até 30 de setembro, inscrições e pedidos de isenção do Vestibular 2025

    27/09/2024

    Inscrições para o Prêmio Abapa de Jornalismo 2024 encerram em 20 de setembro

    13/09/2024
    Não perca
    Esportes 0

    Mundial de Vôlei de Praia começa nesta quinta com 7 duplas do Brasil

    Por REDAÇÃO13/11/2025

    Maior campeão mundial de vôlei de praia, o Brasil estreia nesta quinta-feira (13) na 15ª…

    Vinicius Júnior diz que seleção evolui sob comando de Carlo Ancelotti

    13/11/2025

    Atacante sai do DM e reforça elenco; como foi a reapresentação do Bahia

    13/11/2025

    Gleisi: tipificação penal e apreensão de bens são inegociáveis em PL

    13/11/2025
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    • Pinterest
    • LinkedIn
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Vitória da Democracia marca eleição da nova diretoria da ABI para o triênio 2025-2028

    26/04/2025

    Uesb prorroga, até 30 de setembro, inscrições e pedidos de isenção do Vestibular 2025

    27/09/2024

    Inscrições para o Prêmio Abapa de Jornalismo 2024 encerram em 20 de setembro

    13/09/2024
    Nossas escolhas

    Trump diz que reduzirá tarifas para importação de café

    12/11/2025

    Gleisi divulga apoio a presidenta do México, alvo de assédio

    05/11/2025

    Especialistas consideram inadequada nota de apoio dos EUA ao Rio

    05/11/2025

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Anunciar
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.