Início Destaques

Anatel inicia desbloqueio da Rede Social X no Brasil após decisão do STF

Foto: Divulgação

Mais de 40 dias após ser bloqueada no Brasil, a rede social X foi reativada nesta quarta-feira (9), após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O bloqueio havia sido determinado em setembro, quando a empresa se recusou a cumprir ordens judiciais de exclusão de perfis envolvidos com publicações de cunho antidemocrático. A situação se agravou após o fechamento do escritório do X no Brasil e a ausência de um representante legal no país, descumprindo a exigência para funcionamento regular.

Em atendimento à ordem de Moraes, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) notificou as prestadoras de serviço de telecomunicações para liberar o acesso dos usuários ao X. Conforme comunicado da Anatel, o tempo necessário para a retomada do acesso depende dos ajustes técnicos de cada operadora.

A reabertura foi possível devido à nomeação da advogada Rachel Villa Nova como representante legal da rede no Brasil e ao pagamento de R$ 28,6 milhões em multas. O proprietário da rede social, Elon Musk, havia optado pelo fechamento do escritório brasileiro após o conflito com a Justiça, mas recuou para viabilizar a retomada da plataforma no país.

Compartilhe agora: