Os alunos da rede municipal de ensino Thajson Oliveira da Cruz, da Escola Engenheiro Carlos Batalha, Gleise Kely Sales Bomfim, da Escola das Bananeiras, e Paulo Sérgio de Souza, da Escola 25 de julho, foram os vencedores do 2º Concurso de Redação da Defesa Civil de Salvador, respectivamente com a primeira, segunda e terceira classificações. A redação teve como tema “Cidades Contemporâneas: Inclusão, Resiliência e Sustentabilidade”.
O anúncio dos vencedores ocorreu em encontro realizado, nesta sexta-feira (06/12), no Centro de Formação de Professores Emília Ferreira, no Costa Azul. O concurso, que encerra as atividades deste ano do Programa Defesa Civil nas Escolas (PDCE) da Codesal, tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação e envolveu redações de 427 alunos de 11 escolas da rede municipal que participaram das capacitações do PDCE em 2024.
A chefe do setor Ações Educativas da Codesal, Rafaela Oliveira, informa que, desde que passou a coordenar as atividades, buscou reformular o PDCE de modo a investir na formação mais sólida dos alunos, procurando efetivar os conhecimentos em defesa civil, preparando a criança para as mudanças climáticas”. “O concurso é uma forma de estimular os alunos a se envolverem nos temas propostos pelas escolas municipais participantes do PDCE ao longo deste ano”, destacou.
O PDCE, programa mantido pela Subcoordenação de Ações Comunitárias e Educativas (Suced) da Defesa Civil de Salvador, foi criado para estimular o protagonismo entre alunos da rede municipal em comunidades escolares próximas à áreas de risco, para que atuem na prevenção de acidentes, equipando-os com conhecimentos cruciais para lidar com situações adversas.
Cultura em defesa civil
O secretário municipal de Educação, Thiago Dantas, afirmou que “a educação deve dialogar com a nossa realidade diária”, acentuando “a importância da cultura em defesa civil integrar a grade curricular. Estimular os alunos a escrever sobre o tema reforça o papel transformador da educação e da escola”. Ele agradeceu ainda a toda equipe da Codesal pela parceira com a SMED, destacando ainda o empenho dos gerentes regionais de educação no suporte a estas ações transversais.
O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, agradeceu a toda a equipe da Suced e a parceira com a SMED “que fizeram a diferença para a realização deste encontro e, em particular, ao papel transformador do secretário Thiago Dantas à frente da pasta da educação”.
A cerimônia incluiu apresentação de um podcast com temas relativos à Defesa Civil, pelos alunos da Escola Municipal Maria Amélia Paiva, e depoimento em vídeo sobre a importância do hábito de leitura pelo escritor, jornalista e apresentador da TV Bahia Ricardo Ishmael. O concurso contou com o apoio da Secult que ofereceu ao vencedores voucher de visita aos principais museus mantidos pela Prefeitura, da editora FTD que ofertou kits didáticos e city tour da Salvador Bus.