Em uma ação coordenada entre as polícias Militar, Civil e Federal, realizada na manhã desta quarta-feira (31) no bairro Nordeste de Amaralina, em Salvador, duas lideranças do tráfico foram localizadas. Alex de Oliveira Santos, conhecido como “Arraia“, de 26 anos, foi preso na Rua João 23, na área de Santa Cruz. Mais cedo, antes das 6h, Luis Fernando Umbelino dos Santos, identificado como “Tonelada”, trocou tiros com a polícia e acabou baleado, sendo socorrido ao Hospital Geral do Estado (HGE), onde faleceu.
Segundo informações policiais, Arraia teria conseguido fugir inicialmente após o confronto que resultou na morte de Tonelada, porém, foi localizado em sua residência, onde estava com a companheira e dois filhos. No local, ele resistiu à prisão, fazendo a família refém. Após negociação com os agentes, ele se entregou por volta das 8h, sendo retirado da casa em um clima de tensão.
O criminoso ainda ironizou os policiais ao sair, fazendo um sinal de positivo. De acordo com uma fonte policial, Arraia e Tonelada integravam o Comando Vermelho e eram conhecidos pela atuação no tráfico e pela chegada de armas na região. “Ele era uma liderança perigosa, envolvido em homicídios e na coordenação do tráfico”, destacou um agente, que pediu para não ser identificado.
A ação gerou confusão na saída do local, com manifestações de alguns moradores contrários à prisão, que seguiram a viatura. A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) confirmou as capturas de Arraia e Tonelada e informou que a operação resultou na apreensão de outros três suspeitos até o momento.