Fechar menu
SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Torcida do Bahia fechou turno com a 3ª maior média de público da Série A

    25/07/2026

    Festival Latinidades celebra Dia da Mulher Afro-latino-americana em NY

    25/07/2026

    João Gomes cancela shows após ser internado por influenza

    25/07/2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Tendendo
    • Torcida do Bahia fechou turno com a 3ª maior média de público da Série A
    • Festival Latinidades celebra Dia da Mulher Afro-latino-americana em NY
    • João Gomes cancela shows após ser internado por influenza
    • Brasil bate favorita Itália e terá Turquia na final da Liga das Nações
    • Um terço dos partidos explicou controle de emendas parlamentares
    • “Igualdade não chega sem luta”: Maria Marighella reforça papel das ruas na Marcha das Mulheres Negras
    • Brasil nega visto para funcionários dos EUA que queriam monitorar urnas
    • PT lança candidatura de Fernando Haddad ao governo de São Paulo
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn Whatsapp TikTok
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    • Início
    • Notícias
      • Bahia
      • Educação
      • Emprego
      • Entrevistas
      • Famosos
      • Indústria
      • Justiça
      • Legislação
      • Meio Ambiente
      • Religioso
      • São João
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Vídeos
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Segurança
    • Eventos
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    Lar»Cultura»Vale do Café celebra 70 anos de Mestra Fatinha e encontro dos Jongos
    Cultura

    Vale do Café celebra 70 anos de Mestra Fatinha e encontro dos Jongos

    REDAÇÃOPor REDAÇÃO25/07/20265 minutos de leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Whatsapp
    captura de tela 2026 07 25 as 15.23.31
    Compartilhar
    Facebook Twitter Telegrama E-mail LinkedIn Whatsapp


    Os festejos dos 70 anos de Maria de Fátima da Silveira Santos, a Mestra Fatinha, estão entrelaçados à comemoração do Dia Estadual do Jongo, com a realização do 5º Encontro dos Jongos do Vale do Café, no Parque das Ruínas de Pinheiral, no sul fluminense. ebcebc

    O evento reunirá neste sábado (25) 450 lideranças de 18 quilombos e comunidades tradicionais de jongo dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. Para a matriarca, essa reunião reafirma a cultura dos ancestrais e ocorre em um local simbólico. 

    Nas duas áreas do Parque das Ruínas de Pinheiral cedidas pela Prefeitura de Pinheiral, a organização Centro de Referência de Estudo Afro do Sul Fluminense (Creasf), criada pelas lideranças jongueiras do Pinheiral, vem desenvolvendo atividades para levar adiante suas origens.

    Ali também estava São José dos Pinheiros, uma das maiores fazendas de café na época do Brasil colônia, onde viveram mais de 3 mil negros escravizados. “A gente herdou essa tradição deles, e a gente mantém. São vários núcleos de jongueiros de várias famílias”, explica Mestra Fatinha. 

    Resistência

    Dos anos vividos, em 50 deles a matriarca permaneceu à frente da luta e da resistência para a preservação da cultura negra na região do Vale do Café, no sul fluminense.

    “O jongo é a verdadeira bandeira de luta do povo preto, porque os negros escravizados usavam o jongo para se organizar, namorar, cantar a saudade da África, para cultuar os orixás.”

    Mestra Fatinha conta que o movimento negro entre o Rio e São Paulo era muito forte no final dos anos 80, início dos 90, período em que iniciou a militância. O início da militância ocorreu no Clube Palmares – único clube social de negros do estado do Rio, em Volta Redonda, cidade vizinha de Pinheiral.

    “Meus pais e avós sempre foram muito conscientes do que é ser negro nesse país. Na minha família sempre se trabalhou a cultura. Meu bisavô tinha corte de Moçambique [tradição de origem africana também chamado de cortejo ou congada], meu pai era jongueiro, sambista, músico, minhas tias cantavam, minha avó também. Minha mãe está com 93 anos e canta até hoje”, acrescentou.
     


    Brasília (DF), 26/07/2025 - Reconhecimento do Jongo. Foto: Karen Eppinghaus/Divulgação
    Brasília (DF), 26/07/2025 - Reconhecimento do Jongo. Foto: Karen Eppinghaus/Divulgação

    O jongo é a verdadeira bandeira de luta do povo preto, destaca Mestra Fatinha Karen Eppinghaus/Divulgação

    Reconhecimento

    A luta de Mestra Fatinha resultou na constatação do meio acadêmico ao seu trabalho pela preservação da cultura negra. 

    “Ano passado a Universidade Federal Fluminense me concedeu o título de notório saber. Já estou dentro da UFF há mais de 10 anos fazendo Encontros de Saberes. É uma referência.”

    O fato de os próprios negros poderem contar suas histórias é outro motivo de destaque. “Isso é muito importante, principalmente, para as crianças e adolescentes, por sermos essa referência e eles valorizarem a luta dos que vieram antes de nós.”

    “Aqui no Vale do Café se trabalha muito a memória dos barões, e a gente vem fazendo a contramão contando a história do povo preto, porque o nosso povo é que construiu todo esse império”, completou.

    Certificação

    Segundo a matriarca, por causa do trabalho cultural feito pelo Jongo do Pinheiral a Fundação Palmares, no ano passado, certificou a região como comunidade quilombola e agora a intenção é prosseguir com processo no Incra para delimitação da área.

    “É uma área histórica que vai dar mais visibilidade à nossa cultura e para a gente poder desenvolver com mais autenticidade tudo que a gente já faz.”

    História

    Em 2005, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconheceu o Jongo Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Também chamado de congo ou caxambu, segundo a Mestra Fatinha, é uma manifestação característica da Região Sudeste do Brasil. 

    O costume continua sendo preservado por descendentes de pessoas escravizadas de origem Bantu, especialmente, do Congo, Angola e Moçambique, que foram trazidas para trabalhar em lavouras de café e de cana-de-açúcar, nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. 

    Depois da abolição, o jongo desceu a serra e chegou aos morros cariocas pelas mãos de famílias que ajudariam a fundar as futuras escolas de samba.
     


    Brasília (DF), 26/07/2025 - Reconhecimento do Jongo. Foto: Karen Eppinghaus/Divulgação
    Brasília (DF), 26/07/2025 - Reconhecimento do Jongo. Foto: Karen Eppinghaus/Divulgação

    O jongo continua sendo preservado por descendentes de pessoas escravizadas de origem Bantu – Karen Eppinghaus/Divulgação

    Agenda

    O 5º Encontro de Jongos do Vale do Café é uma realização conjunta do Jongo de Pinheiral, Rede de Jongo do Vale do Café, do Instituto Floresta, da Rede de Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro e do Centro de Referência Afro do Sul Fluminense (CREASF), em parceria com a prefeitura de Pinheiral, dos ministérios da Igualdade Racial e da Justiça, do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e do Museu Vassouras.

    A programação continua amanhã (26), quando se comemora o Dia de Sant’Ana e o Dia Estadual do Jongo. Haverá procissão para a santa, mãe de Maria e avó de Jesus Cristo, sincretizada como Nanã nas religiões de matriz afro-brasileira, seguida de ladainhas em sua homenagem. A saída da procissão, que é uma tradição local com mais de 100 anos, será às 18h, na Casa do Jongo de Pinheiral.




    Fonte: EBC

    anos café celebra dos encontro Fatinha Jongos Mestra vale
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Telegrama Reddit E-mail Whatsapp
    Artigo AnteriorVozinha, goleiro de Cabo Verde na Copa, acerta com Colo Colo do Chile
    Próximo artigo PT lança candidatura de Fernando Haddad ao governo de São Paulo
    REDAÇÃO
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Torcida do Bahia fechou turno com a 3ª maior média de público da Série A

    25/07/2026 Bahia Por REDAÇÃO

    Festival Latinidades celebra Dia da Mulher Afro-latino-americana em NY

    25/07/2026 Cultura Por REDAÇÃO

    João Gomes cancela shows após ser internado por influenza

    25/07/2026 Cultura Por REDAÇÃO

    Brasil bate favorita Itália e terá Turquia na final da Liga das Nações

    25/07/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Um terço dos partidos explicou controle de emendas parlamentares

    25/07/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    “Igualdade não chega sem luta”: Maria Marighella reforça papel das ruas na Marcha das Mulheres Negras

    25/07/2026 Cultura Por REDAÇÃO
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Demo
    Top Posts

    Saltos ornamentais: Ingrid Oliveira fatura vaga para o Brasil em Paris

    19/07/2023

    Copa do Mundo feminina começa com favoritismo compartilhado

    19/07/2023

    Petrúcio é tricampeão e Jerusa leva 2º ouro em último dia do Mundial

    19/07/2023
    Não perca
    Bahia

    Torcida do Bahia fechou turno com a 3ª maior média de público da Série A

    Por REDAÇÃO25/07/2026

    A nação tricolor segue dando provas de sua fidelidade e mantendo o papel de grande…

    Festival Latinidades celebra Dia da Mulher Afro-latino-americana em NY

    25/07/2026

    João Gomes cancela shows após ser internado por influenza

    25/07/2026

    Brasil bate favorita Itália e terá Turquia na final da Liga das Nações

    25/07/2026
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    • Pinterest
    • LinkedIn
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Saltos ornamentais: Ingrid Oliveira fatura vaga para o Brasil em Paris

    19/07/2023

    Copa do Mundo feminina começa com favoritismo compartilhado

    19/07/2023

    Petrúcio é tricampeão e Jerusa leva 2º ouro em último dia do Mundial

    19/07/2023
    Nossas escolhas

    Brasil nega visto para funcionários dos EUA que queriam monitorar urnas

    25/07/2026

    Acusado pelos EUA, Brasil é referência no combate ao trabalho forçado

    22/07/2026

    Fome mundial atinge 645 milhões de pessoas, diz relatório da ONU

    22/07/2026

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Anunciar
    © 2026 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.