Fechar menu
SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Centro de Boxe sedia treinamentos das Seleções Baianas de Judô e Karatê neste final de semana

    09/05/2026

    SDE fortalece agricultura familiar baiana no INDEX 2026 com apoio ao Empório da Agricultura Familiar

    09/05/2026

    Cálculo automático do ITD facilita atuação da advocacia na Bahia

    09/05/2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Tendendo
    • Centro de Boxe sedia treinamentos das Seleções Baianas de Judô e Karatê neste final de semana
    • SDE fortalece agricultura familiar baiana no INDEX 2026 com apoio ao Empório da Agricultura Familiar
    • Cálculo automático do ITD facilita atuação da advocacia na Bahia
    • Investimentos do Estado na cacauicultura agregam valor à produção de associação de mulheres em Mutuípe
    • Governo do Estado entrega obra de restauração da fachada do Santuário Senhor dos Passos
    • “Ninguém respeita lambe-botas”, diz Lula sobre reunião com Trump
    • Bolsonaro entra com revisão criminal no STF para anular condenação
    • Ypê recorre e suspende efeitos de decisão da Anvisa
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn Whatsapp TikTok
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    • Início
    • Notícias
      • Bahia
      • Educação
      • Emprego
      • Entrevistas
      • Famosos
      • Indústria
      • Justiça
      • Legislação
      • Meio Ambiente
      • Religioso
      • São João
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Vídeos
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Segurança
    • Eventos
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    Lar»Bahia»Cálculo automático do ITD facilita atuação da advocacia na Bahia
    Bahia

    Cálculo automático do ITD facilita atuação da advocacia na Bahia

    REDAÇÃOPor REDAÇÃO09/05/20263 minutos de leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Whatsapp
    Sistema20de20GestC3A3o20do20ITD
    Compartilhar
    Facebook Twitter Telegrama E-mail LinkedIn Whatsapp


    Com mais de 12.626 contribuintes baianos já beneficiados desde seu lançamento em junho do ano passado, o Sistema de Gestão do ITD (SGITD) garantiu uma nova dinâmica à cobrança do imposto em casos de inventário, doação e separação. Graças à interface amigável, o sistema também facilitou o dia a dia dos advogados que atuam na área, já que, além de realizar o cálculo imediato do Imposto sobre Transmissão “Causa Mortis” e Doação (ITD), a plataforma funciona por meio da autodeclaração.

    O fluxo é totalmente automático e o imposto devido é calculado a partir das informações fornecidas pelo contribuinte, assim como da captação dos dados já disponíveis nas bases de órgãos federais (Incra e Receita Federal do Brasil), de instituições financeiras, das secretarias de Fazenda municipais e dos órgãos de registro, como cartórios e juntas comerciais.

    “O novo sistema para cálculo de ITD e ITCMD veio em bom tempo para a advocacia baiana. O primeiro ponto que destaco é relacionado à perspectiva. Enquanto no sistema antigo o contribuinte era fiscalizado, agora ele é chamado a declarar. Parece simples, mas diz muita coisa. Aquele que age corretamente e que conhece o procedimento não é penalizado pela conduta de quem quer sonegar”, afirma o conselheiro seccional e presidente da Comissão de Direito de Família e Sucessões da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB-BA) ”, Adriano Batista.

    Segundo ele, com isso, o procedimento ganha dinamismo. “A OAB-BA agradece a parceria com a Sefaz-BA que tem se solidificado ao longo dos últimos anos, se colocando à disposição para o aprimoramento de todas as práticas”, destaca.

    Gerenciado pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), o SGITD teve a OAB-BA como parceira em seu desenvolvimento, ao demandar mudanças para tornar o sistema mais dinâmico e desburocratizado.
     
    Documento de arrecadação
    Disponível no site, o SGITD é um sistema que reúne todas as etapas do ITD em um só lugar: o contribuinte preenche a declaração, a ferramenta calcula automaticamente o imposto, gera o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) e, depois do pagamento, disponibiliza a certidão ou o ato declaratório correspondente. A autenticação dos dados é realizada por meio do portal gov.br.

    De acordo com a auditora fiscal Soraya Bezerra, da Diretoria de Controle da Arrecadação, Crédito Tributário e Cobrança da Sefaz-BA, que liderou a implantação do sistema, em cerca de 60% dos casos o DAE é emitido imediatamente após o envio da declaração. “Depois que o imposto é quitado, a certidão de pagamento é disponibilizada em até 24 horas, permitindo que o beneficiário já possa se dirigir ao cartório ou ao Poder Judiciário para finalizar o inventário, a doação ou a separação”, explica.

    Como acessar
    Para acessar o novo Sistema de Gestão do ITD, basta entrar no site da Sefaz-BA e clicar no canal destinado ao ITD, disponível na página inicial. O passo-a-passo para preenchimento do formulário é bem simples, e o design é intuitivo.

    O preenchimento dos dados nas abas do Sistema acontece de maneira similar ao programa de declaração do Imposto de Renda. Na aba dos bens, por exemplo, o usuário deve relacionar todos os itens e, ao final, a plataforma disponibiliza um resumo das informações prestadas. Na sequência, basta conferir os dados e fazer a transmissão dos documentos via internet.  Logo em seguida, o DAE é disponibilizado.

    Fonte: Ascom/Sefaz-BA



    Fonte: SECOM-BA

    ADVOCACIA atuação Automático Bahia Cálculo facilita ITD Secom
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Telegrama Reddit E-mail Whatsapp
    Artigo AnteriorInvestimentos do Estado na cacauicultura agregam valor à produção de associação de mulheres em Mutuípe
    Próximo artigo SDE fortalece agricultura familiar baiana no INDEX 2026 com apoio ao Empório da Agricultura Familiar
    REDAÇÃO
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Centro de Boxe sedia treinamentos das Seleções Baianas de Judô e Karatê neste final de semana

    09/05/2026 Esportes Por REDAÇÃO

    SDE fortalece agricultura familiar baiana no INDEX 2026 com apoio ao Empório da Agricultura Familiar

    09/05/2026 Agricultura Por REDAÇÃO

    Investimentos do Estado na cacauicultura agregam valor à produção de associação de mulheres em Mutuípe

    09/05/2026 Agricultura Por REDAÇÃO

    Governo do Estado entrega obra de restauração da fachada do Santuário Senhor dos Passos

    09/05/2026 Bahia Por REDAÇÃO

    “Ninguém respeita lambe-botas”, diz Lula sobre reunião com Trump

    09/05/2026 Destaque Por REDAÇÃO

    Bolsonaro entra com revisão criminal no STF para anular condenação

    09/05/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Demo
    Top Posts

    Quatro suspeitos mortos em confronto com a polícia em Itaparica

    13/09/2024

    Uesb prorroga, até 30 de setembro, inscrições e pedidos de isenção do Vestibular 2025

    27/09/2024

    Inscrições para o Prêmio Abapa de Jornalismo 2024 encerram em 20 de setembro

    13/09/2024
    Não perca
    Esportes

    Centro de Boxe sedia treinamentos das Seleções Baianas de Judô e Karatê neste final de semana

    Por REDAÇÃO09/05/2026

    A casa de esportes de lutas e artes marciais da Bahia será o palco, neste…

    SDE fortalece agricultura familiar baiana no INDEX 2026 com apoio ao Empório da Agricultura Familiar

    09/05/2026

    Cálculo automático do ITD facilita atuação da advocacia na Bahia

    09/05/2026

    Investimentos do Estado na cacauicultura agregam valor à produção de associação de mulheres em Mutuípe

    09/05/2026
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    • Pinterest
    • LinkedIn
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Quatro suspeitos mortos em confronto com a polícia em Itaparica

    13/09/2024

    Uesb prorroga, até 30 de setembro, inscrições e pedidos de isenção do Vestibular 2025

    27/09/2024

    Inscrições para o Prêmio Abapa de Jornalismo 2024 encerram em 20 de setembro

    13/09/2024
    Nossas escolhas

    Morre mãe do ativista brasileiro Thiago Ávila, preso em Israel

    06/05/2026

    Homem atira durante jantar de Trump com correspondentes em Washington

    26/04/2026

    Lula: é preciso “dar logo” Nobel da Paz à Trump para encerrar guerras

    21/04/2026

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Anunciar
    © 2026 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.