Os proprietários de veículos emplacados na Bahia devem redobrar a atenção: encerra-se nesta terça-feira (10) o prazo para garantir o desconto de 15% no pagamento antecipado do IPVA 2026. O abatimento, considerado um dos maiores do país, é válido apenas para quitação do imposto em cota única.
De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba), o pagamento pode ser realizado de forma rápida pela plataforma ba.gov.br, além dos caixas eletrônicos e aplicativos do Banco do Brasil, Bradesco e Bancoob, mediante informação do número do Renavam. O desconto é aplicado automaticamente, incidindo exclusivamente sobre o valor do IPVA.
A Sefaz-Ba, em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), alerta que a regularização do veículo depende também da quitação do licenciamento integrado, que inclui a taxa anual de licenciamento e possíveis multas de trânsito.
Outro ponto reforçado pelos órgãos é que o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e) não é mais enviado pelos Correios. Após o pagamento, o documento deve ser emitido digitalmente no portal ba.gov.br, podendo ser impresso ou salvo no celular.
Desconto menor e opção de parcelamento
Quem perder o prazo desta terça ainda terá alternativa de desconto de 8%, desde que efetue o pagamento em cota única até a data de vencimento da primeira parcela, conforme calendário do IPVA 2026 disponível no site da Sefaz-Ba.
Também permanece a possibilidade de parcelamento em até cinco vezes, sem desconto, de acordo com o final da placa. Nesse caso, a taxa de licenciamento e eventuais multas devem ser quitadas até o vencimento da cota única ou da quinta parcela.
A secretaria lembra ainda que o parcelamento só é permitido para débitos iguais ou superiores a R$ 120 e que dívidas de anos anteriores somente podem ser parceladas se forem pagas juntamente com o imposto de 2026.



