Fechar menu
SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Filha do cantor Amado Batista morre aos 46 anos, após luta contra câncer

    14/03/2026

    Fórum do Conseplan aprofunda debate sobre planejamento público em painéis e grupos técnicos

    14/03/2026

    Caravana de Inovação chega à Bahia para modernizar advocacia pública

    14/03/2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Tendendo
    • Filha do cantor Amado Batista morre aos 46 anos, após luta contra câncer
    • Fórum do Conseplan aprofunda debate sobre planejamento público em painéis e grupos técnicos
    • Caravana de Inovação chega à Bahia para modernizar advocacia pública
    • Sistema de Gestão do ITD da Sefaz-BA já emitiu mais de 3.800 declarações digitais de doação
    • Reajuste do diesel mostra limitações do mercado no Brasil, diz FUP
    • Dólar fecha em R$ 5,32, maior valor desde janeiro, com tensão no Irã
    • Economia pode crescer 1% no primeiro trimestre, diz Haddad
    • Produção industrial baiana cresceu 3% em janeiro
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn Whatsapp TikTok
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    • Início
    • Notícias
      • Bahia
      • Educação
      • Emprego
      • Entrevistas
      • Famosos
      • Indústria
      • Justiça
      • Legislação
      • Meio Ambiente
      • Religioso
      • São João
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Vídeos
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Segurança
    • Eventos
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    Lar»Destaque»Demarcar terras dá segurança a quem protege o meio ambiente, diz MJ
    Destaque

    Demarcar terras dá segurança a quem protege o meio ambiente, diz MJ

    REDAÇÃOPor REDAÇÃO18/11/2025Nenhum comentário5 minutos de leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Whatsapp
    d6a4358
    Compartilhar
    Facebook Twitter Telegrama E-mail LinkedIn Whatsapp


    A demarcação das 10 terras indígenas, anunciada nesta tarde desta segunda-feira (17) pelo governo federal, ajuda a enfrentar a crise climática, já que garante segurança a quem protege o meio ambiente. Essa foi a avaliação da secretária nacional de Acesso à Justiça do Ministério da Justiça, Sheila de Carvalho.ebcebc

    “A demarcação reduz conflitos, fortalece a governança socioambiental e bloqueia as engrenagens da destruição, como grilagem, mineração ilegal e exploração predatória”, afirmou a secretária nacional, conforme foi divulgado em nota pelo governo.

    No ano passado, foram 11 terras indígenas oficializadas. Com essas novas portarias assinadas, 21 terras indígenas passam a ser reconhecidas. Desde 2018, não havia demarcação.

    As portarias que tratam das demarcações foram assinadas pelo ministro Ricardo Lewandowski. A demarcação representa o reconhecimento do direito às terras indígenas e a definição dos limites do território. O processo ainda demanda atos administrativos da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), do próprio ministério e da Presidência da República.

    “A decisão final desse processo é do presidente da República que, mediante decreto, decide sobre a concessão definitiva da titularidade das terras indígenas às comunidades, por meio de homologação”, explica nota do ministério. 

    13,8% do território

    As terras indígenas ocupam 117,4 milhões de hectares, cerca de 13,8% do território nacional (áreas que figuram entre os maiores contínuos de floresta tropical do planeta), conforme contabiliza o governo. 

    O governo levou em conta um estudo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e do Comitê Indígena de Mudanças Climáticas (CIMC), que amplia as demarcações e pode evitar até 20% do desmatamento adicional e reduzir em 26% as emissões de carbono até 2030.

    “Direito ancestral”

    Sheila de Carvalho defendeu que, mais do que reconhecer um direito previsto na Constituição, a demarcação reconhece um direito ancestral. Os documentos assinados pelo ministro em ação conjunta com o Ministério dos Povos Indígenas (MPI). 

    O ato englobou os territórios indígenas: Vista Alegre (AM), Comexatiba – (Cahy-Pequi) (BA), Ypoi Triunfo (MS), Sawre Ba’pim (PA), Pankará da Serra do Arapuá (PE), Sambaqui (PR), Ka’aguy Hovy (SP), Pakurity (SP), Ka’aguy Mirim (SP).

    As áreas são ocupadas pelos povos indígenas Mura, Tupinambá de Olivença, Pataxó, Guarani-Kaiowá, Munduruku, Pankará e Guarani-Mbya.

    Diferentes biomas

    Durante a COP30, lideranças indígenas defenderam que não há política climática robusta sem segurança territorial. “As dez demarcações abrangem povos, biomas e regiões distintas, fortalecendo a proteção climática, a diversidade sociocultural e a justiça ambiental”, avalia o ministério.

    >> Confira os territórios demarcados: 

    Tupinambá de Olivença (BA) 

    O território Tupinambá de Olivença é ocupado pelo povo de mesmo nome. A área demarcada conta com 47.374 hectares e é ocupada por 4.631 pessoas, de acordo com as últimas medições. No ano passado, o povo tupinambá recebeu de volta o manto sagrado, guardado no Museu Nacional da Dinamarca por três séculos. A demarcação havia sido prometida durante o ato de devolução do objeto histórico. 

    Vista Alegre (AM)  

    No Amazonas,  se encontram as terras indígenas Vista Alegre, habitada pelo povo Mura. A área reconhecida pela portaria conta com 13.206 hectares. Em 2008, a população indígena era de 160 pessoas. 

    Comexatiba – (Cahy-Pequi) (BA)

    O município de Prado (BA), onde se localiza o território Comexatiba – (Cahy-Pequi), abriga o povo Pataxó. A área demarcada tem 28.077 hectares e é habitada por 732 indígenas..

    Ypoi Triunfo (MS) 

    No município de Paranhos (MS), o território indígena Ypoi Triunfo foi demarcado com uma área de 19.756 hectares e abriga 869 indígenas, segundo dados da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) de 2009. 

    Sawre Ba’pim (PA)

    Com 150.330 hectares, a terra indígena Sawre Ba’pim é lar do povo Munduruku, no município de Itaituba (PA). A localidade conta com 62 cadastros de ocupações, sendo um imóvel registrado e as demais ocupações identificadas como posse.

    Pankará da Serra do Arapuá (PE) 

    Em Pernambuco, no município de Carnaubeira da Penha, está o território indígena Pankará da Serra do Arapuá, habitado pelo povo Pankará. A área tem 15.114 hectares e é ocupada por 4.716 indígenas.

    Sambaqui (PR)  

    No município Pontal do Paraná está situada a terra indígena Sambaqui, habitada pelo povo Guarani-Mbya. O território demarcado possui 2.798 hectares, ocupado por 31 pessoas.

    Ka’aguy Hovy (SP)

    Na cidade da Iguape (SP), o povo Guarani-Mbya vive na terra indígena Ka’aguy Hovy, situada no Vale da Ribeira, que em conjunto com a zona litorânea paulista, abriga a maior extensão contínua ainda conservada da Mata Atlântica no Brasil. A área demarcada tem 1.950 hectares e é habitada por 90 indígenas.

    Pakurity (SP) 

    Habitado pelo povo Guarani-Mbya, o território indígena Pakurity, no município de Cananéia (SP), foi demarcado. A área possui 5.730 hectares e, segundo dados de 2016 da Funai, abriga 133 indígenas. 

    Ka’aguy Mirim (SP)

    Ainda no estado de São Paulo, nos municípios de Miracatu e de Pedro Toledo, o povo Guarani-Mbya teve o território Ka’aguy Mirim demarcado. A área possui 1.190 hectares, é habitada por 70 indígenas, e está situada no Vale da Ribeira.



    Fonte: EBC

    ambiente dá Demarcar diz meio Protege quem Segurança terras
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Telegrama Reddit E-mail Whatsapp
    Artigo AnteriorPM entra armada em escola em SP após queixa de pai de desenho de orixá
    Próximo artigo Brasil terá Wesley na lateral-direita em jogo contra Tunísia na terça
    REDAÇÃO
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Filha do cantor Amado Batista morre aos 46 anos, após luta contra câncer

    14/03/2026 Destaque Por admin

    Fórum do Conseplan aprofunda debate sobre planejamento público em painéis e grupos técnicos

    14/03/2026 Bahia Por REDAÇÃO

    Caravana de Inovação chega à Bahia para modernizar advocacia pública

    14/03/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Sistema de Gestão do ITD da Sefaz-BA já emitiu mais de 3.800 declarações digitais de doação

    14/03/2026 Bahia Por REDAÇÃO

    Reajuste do diesel mostra limitações do mercado no Brasil, diz FUP

    14/03/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Dólar fecha em R$ 5,32, maior valor desde janeiro, com tensão no Irã

    14/03/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Demo
    Top Posts

    Vitória da Democracia marca eleição da nova diretoria da ABI para o triênio 2025-2028

    26/04/2025

    Uesb prorroga, até 30 de setembro, inscrições e pedidos de isenção do Vestibular 2025

    27/09/2024

    Inscrições para o Prêmio Abapa de Jornalismo 2024 encerram em 20 de setembro

    13/09/2024
    Não perca
    Destaque 0

    Filha do cantor Amado Batista morre aos 46 anos, após luta contra câncer

    Por admin14/03/2026

    A filha do cantor Amado Batista, Lorena Batista, morreu neste sábado aos quarenta e seis…

    Fórum do Conseplan aprofunda debate sobre planejamento público em painéis e grupos técnicos

    14/03/2026

    Caravana de Inovação chega à Bahia para modernizar advocacia pública

    14/03/2026

    Sistema de Gestão do ITD da Sefaz-BA já emitiu mais de 3.800 declarações digitais de doação

    14/03/2026
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    • Pinterest
    • LinkedIn
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Vitória da Democracia marca eleição da nova diretoria da ABI para o triênio 2025-2028

    26/04/2025

    Uesb prorroga, até 30 de setembro, inscrições e pedidos de isenção do Vestibular 2025

    27/09/2024

    Inscrições para o Prêmio Abapa de Jornalismo 2024 encerram em 20 de setembro

    13/09/2024
    Nossas escolhas

    SPM conhece experiência de Nova Iorque para promoção da igualdade de gênero

    14/03/2026

    Filho de Ali Khamenei é o novo Líder Supremo do Irã

    09/03/2026

    Em ação estratégica, Setur-BA prospecta novos voos internacionais para a Bahia na feira Routes Americas

    05/03/2026

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Anunciar
    © 2026 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.