Fechar menu
SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA

    Assine atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Torcedor é morto por veículo da PM no estádio do Corinthias

    26/01/2026

    Petrobras reduz preço da gasolina em 5,2% a partir desta terça

    26/01/2026

    Rio tem mais de 200 mil famílias contempladas pelo Gás do Povo

    26/01/2026
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Tendendo
    • Torcedor é morto por veículo da PM no estádio do Corinthias
    • Petrobras reduz preço da gasolina em 5,2% a partir desta terça
    • Rio tem mais de 200 mil famílias contempladas pelo Gás do Povo
    • “Cacau importado gera desemprego na Bahia”, afirma Luciano Araujo
    • Jau, Pierre Onassis e Tonho Matéria participam da Benção do Olodum no Pelourinho
    • Itiruçu avança com entregas e autorizações do Governo do Estado nas áreas de abastecimento, saúde e infraestrutura
    • PMs acusados da morte de menino vão a júri popular, no Rio
    • Sessão na praça emociona público da Mostra Tiradentes
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn Whatsapp TikTok
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    • Início
    • Notícias
      • Bahia
      • Educação
      • Emprego
      • Entrevistas
      • Famosos
      • Indústria
      • Justiça
      • Legislação
      • Meio Ambiente
      • Religioso
      • São João
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Vídeos
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Internacional
    • Política
    • Segurança
    • Eventos
    • Contato
      • Política de Privacidade
      • Termos De Uso
    SALVADOR NOTÍCIASALVADOR NOTÍCIA
    Lar»Cultura»Plano Nacional de Cultura vai orientar políticas nos próximos 10 anos
    Cultura

    Plano Nacional de Cultura vai orientar políticas nos próximos 10 anos

    REDAÇÃOPor REDAÇÃO17/11/2025Nenhum comentário6 minutos de leitura
    Compartilhar Facebook Twitter LinkedIn Tumblr E-mail Telegrama Whatsapp
    mcm 1130
    Compartilhar
    Facebook Twitter Telegrama E-mail LinkedIn Whatsapp


    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta segunda-feira (17), que o novo Plano Nacional de Cultura (PNC) quer criar as condições para que as comunidades explorem o potencial cultural que têm. Para ele, a cultura do país deve ser revolucionária, feita com participação social e não determinada por eixos comercias.ebcebc

    Uma cerimônia no Palácio do Planalto marcou o envio do novo PNC para análise do Congresso Nacional. Elaborado pelo Ministério da Cultura (MinC), o plano vai orientar as políticas culturais do país pelos próximos 10 anos.

    Segundo Lula, o plano quer transformar a cultura em movimento efetivamente de base, popular. “Ao invés de ter aquelas coisas muito encalacradas, muito fechadas, aquelas redomas onde tudo funciona certinho, a gente ter uma espécie de guerrilha democrática cultural nesse país, aonde as pessoas precisam ter a liberdade de fazer e de provocar que os outros façam acontecer a cultura”, disse Lula.

    O evento contou com a presença de cerca de 600 agentes territoriais e representantes dos comitês de cultura de todo o Brasil, integrantes do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), “que simbolizam a participação popular e o compromisso coletivo com a construção de políticas culturais democráticas e acessíveis”.

    “Estou, na verdade, convocando vocês para serem mais do que agentes culturais dos comitês de cultura. Vocês tem que ser a base da conscientização, da politização de uma nova sociedade que precisamos criar para romper definitivamente com o negacionismo e o fascismo”, afirmou o presidente.

    Durante a cerimônia, Lula também assinou o decreto que cria a Comissão Intergestores Tripartite, que acompanhará a execução do orçamento da cultura e será a instância permanente de diálogo entre União, estados e municípios para a implementação das políticas públicas do setor.


    Brasília (DF), 17/11/2025 - A ministra da Cultura, Margareth Menezes, durante cerimônia de envio do texto do novo Plano Nacional de Cultura (PNC) ao Congresso Nacional. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
    Brasília (DF), 17/11/2025 - A ministra da Cultura, Margareth Menezes, durante cerimônia de envio do texto do novo Plano Nacional de Cultura (PNC) ao Congresso Nacional. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

    A ministra da Cultura, Margareth Menezes, durante cerimônia de envio do texto do novo Plano Nacional de Cultura ao Congresso Nacional. Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil

    A ministra da Cultura, Margareth Menezes, lembrou que o modelo é semelhante ao Sistema Único de Saúde (SUS), que também tem as ações pactuadas de maneira federativa. “Será o nosso SUS da cultura, amarrando as responsabilidades das cidades, dos estados e do governo federal com o setor cultural. Essa articulação é muito importante, já necessária há muito tempo para que a gente consiga efetivar e materializar a força que tem a cultura brasileira”, disse.

    “Fazemos isso com o apoio importante dessa rede de presentes aqui de todo canto do país, os agentes territoriais, os comitês de cultura, os pontos de cultura, dos conselhos participativos e dos institutos federais. Porque é assim que aproximamos os territórios das comunidades de maneira democrática e inclusiva”, acrescentou a ministra.

    Confira as informações do Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil, sobre o assunto:

    Direito à cultura

    O secretário executivo do MinC, Márcio Tavares, contou que o plano é composto por oito princípios e 21 diretrizes. A principal delas, segundo ele, trata do princípio fundamental dos direitos culturais.

    “Ele está na Constituição e, agora, é organizado pelo plano, que afirma o direito de todas as pessoas ao acesso e à produção cultural, à arte e à liberdade de criar e se expressar sem qualquer tipo de censura, à memória e ao patrimônio e aos saberes e fazeres tradicionais, a participação, a acessibilidade e, aos criadores, os direitos autorais e a remuneração justa pelo seu trabalho”, disse.

    Para Tavares, um dos grandes avanços dessa versão do plano é a incorporação de elementos transversais que atravessam toda ação cultural. Entre eles, ele cita o compromisso com os territórios e suas realidades diversas; a eliminação de barreiras estruturantes que impedem o acesso pleno aos bens culturais; o reconhecimento das matrizes indígenas e afro-brasileiras como fundamentos da cultura; e a responsabilidade de conectar as gerações na projeção de futuros possíveis.

    O plano tem ainda oito eixos estratégicos que reúnem os objetivos a serem alcançados na próxima década na área cultural. São eles:

    – gestão e participação social;

    – fomento à cultura;

    – patrimônio e memória;

    – formação;

    – infraestrutura, equipamentos e espaços culturais;

    – economia criativa, economia solidária, trabalho, emprego, renda e proteção social;

    – cultura, bem-viver e ação climática; e

    – cultura digital e direitos digitais.

    “Destaco aqui os dois últimos eixos que apontam para o futuro e que alinham o Brasil às grandes agendas globais da justiça climática e da soberania digital”, disse o secretário executivo do MinC.

    Participação social

    As agentes territoriais e dos comitês de cultura presentes na cerimônia estão em Brasília para o Encontro do PNCC, que começou nesse domingo (16) e segue até quarta-feira (19).


    Brasília (DF), 17/11/2025 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de cerimônia de envio do texto do novo Plano Nacional de Cultura (PNC) ao Congresso Nacional. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
    Brasília (DF), 17/11/2025 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de cerimônia de envio do texto do novo Plano Nacional de Cultura (PNC) ao Congresso Nacional. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva envia ao Congresso o texto do novo Plano Nacional de Cultura. Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil

    Os agentes territoriais são representantes da diversidade de suas localidades, selecionados por editais, que realizarão ações de mapeamento participativo, comunicação e mobilização social, mediante formação continuada. Eles estão vinculados a cursos de formação ofertados por instituições de ensino superior e, paralelamente, executam planos de ação cultural em seus territórios.

    A elaboração do novo Plano Nacional de Cultura foi subsidiada pelas propostas aprovadas durante a 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), realizada pelo Ministério da Cultura em março de 2024. Com o tema Democracia e Direito à Cultura, o evento reuniu, em Brasília, 1,2 mil delegados de todo o país, que aprovaram 30 propostas de políticas públicas para o setor.

    O representante da sociedade civil no Conselho Nacional de Política Cultural, Shaolin Barreto, destacou que o plano é um símbolo de participação social e construção coletiva. “A gente está aqui nesse momento de assinatura desse PL que simboliza tantas outras milhares de assinaturas que esse documento já carrega”, disse, pedindo foco e organização na implementação do plano.

    “O conselho nacional convoca a 4ª Conferência Nacional de Cultura a partir de todo um hiato e dando fim a um momento onde tentaram criminalizar a cultura no nosso país, onde tentaram falar que não se podia fazer cultura nos territórios, onde tentaram falar que os nossos povos não podiam fazer cultura”, destacou.

    A 4ª CNC encerrou o intervalo de mais de 10 anos desde a última conferência, em dezembro de 2013, que avaliou a execução das metas do primeiro PNC.

    O plano pioneiro foi instituído em 2010, pela Lei nº 12.343, após duas conferências nacionais, e teria vigência até dezembro de 2020. No entanto, em 2021 e 2022, o plano passou por duas prorrogações e o texto ficou em vigor até dezembro de 2024.



    Fonte: EBC

    anos Cultura Nacional nos orientar Plano políticas próximos vai
    Compartilhar. Facebook Twitter LinkedIn Telegrama Reddit E-mail Whatsapp
    Artigo AnteriorCOP30: marcha global indígena em Belém cobra demarcação de territórios
    Próximo artigo Motta mantém votação do PL Antifacção mesmo com críticas do governo
    REDAÇÃO
    • Local na rede Internet

    Related Posts

    Torcedor é morto por veículo da PM no estádio do Corinthias

    26/01/2026 Esportes Por REDAÇÃO

    Petrobras reduz preço da gasolina em 5,2% a partir desta terça

    26/01/2026 Últimas notícias Por REDAÇÃO

    Rio tem mais de 200 mil famílias contempladas pelo Gás do Povo

    26/01/2026 Destaque Por REDAÇÃO

    “Cacau importado gera desemprego na Bahia”, afirma Luciano Araujo

    26/01/2026 Política Por admin

    Jau, Pierre Onassis e Tonho Matéria participam da Benção do Olodum no Pelourinho

    26/01/2026 Entretenimento Por ROSY SILVA

    Itiruçu avança com entregas e autorizações do Governo do Estado nas áreas de abastecimento, saúde e infraestrutura

    26/01/2026 Destaque Por REDAÇÃO
    Adicione um comentário

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    Demo
    Top Posts

    Vitória da Democracia marca eleição da nova diretoria da ABI para o triênio 2025-2028

    26/04/2025

    Uesb prorroga, até 30 de setembro, inscrições e pedidos de isenção do Vestibular 2025

    27/09/2024

    Inscrições para o Prêmio Abapa de Jornalismo 2024 encerram em 20 de setembro

    13/09/2024
    Não perca
    Esportes 0

    Torcedor é morto por veículo da PM no estádio do Corinthias

    Por REDAÇÃO26/01/2026

    Um torcedor morreu após ser atropelado por um veículo da tropa de choque da Polícia…

    Petrobras reduz preço da gasolina em 5,2% a partir desta terça

    26/01/2026

    Rio tem mais de 200 mil famílias contempladas pelo Gás do Povo

    26/01/2026

    “Cacau importado gera desemprego na Bahia”, afirma Luciano Araujo

    26/01/2026
    Manter contato
    • Facebook
    • YouTube
    • TikTok
    • Whatsapp
    • Twitter
    • Instagram
    • Pinterest
    • LinkedIn
    Últimas revisões
    Demo
    Mais popular

    Vitória da Democracia marca eleição da nova diretoria da ABI para o triênio 2025-2028

    26/04/2025

    Uesb prorroga, até 30 de setembro, inscrições e pedidos de isenção do Vestibular 2025

    27/09/2024

    Inscrições para o Prêmio Abapa de Jornalismo 2024 encerram em 20 de setembro

    13/09/2024
    Nossas escolhas

    Agentes do ICE matam homem durante protesto em Minneapolis, nos EUA

    25/01/2026

    Vini Jr. comanda goleada do Real sobre Mônaco na Liga dos Campeões

    21/01/2026

    Trump confirma convite a Lula para compor conselho sobre Gaza

    21/01/2026

    Assine para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas sobre arte, design e negócios.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Anunciar
    © 2026 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.