#praiaslivres será o lema da campanha lançada durante seminário sobre PDDU de Salvador
A construção de grandes prédios próximos à orla marítima causa inúmeros transtornos: pode sombrear a faixa de areia utilizada para tomar sol, desequilibrar o meio ambiente praiano e limitar a circulação de ventos, resultando em ilhas de calor em toda a cidade. Para combater o processo de verticalização das orlas de Salvador, o Observatório do PDDU de Salvador – apoiado pela 1ª Promotora de Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo do MP-BA – lança, nesta quarta (29), a campanha Sombreamento Zero. O marco inicial da campanha acontece no auditório do MP-BA em Nazaré, durante o segundo e último dia do seminário em que estão sendo apresentados diagnósticos e propostas para o plano diretor de Salvador por especialistas e movimentos sociais.
“Estamos convidando a sociedade à participar dessa campanha contra as flexibilizações da legislação urbanística para permitir grandes prédios à beira mar. Por que isso não só inutiliza o espaço de lazer mais democrático de Salvador, que são as praias, mas também reflete no conforto térmico em outras áreas da cidade. Salvador precisa fugir desse modelo de ocupação de sua orla que já deu errado em inúmeros lugares como Recife e Balneário Camboriú”, explica a promotora de justiça Hortênsia Pinho.
A campanha conta com um site informativo sobre os impactos da verticalização urbana (https://sombreamentozero.wixstudio.com/praiaslivres), um perfil no instragram (@sombreamentozero) e vai promover ações para levar informações à sociedade e angariar voluntários. A ideia é conscientizar a opinião pública para evitar iniciativas como o projeto de lei aprovado na câmara essa semana com brechas que permitem a verticalização da orla de Salvador.
No lançamento, a associação Trama – responsável pela produção da campanha – apresentará as ações previstas e disponibilizará um espaço instagramável para espalhar a hashtag da campanha, #praias livres, nas redes sociais. Também estarão disponíveis utensílios de praia e peças de roupa da campanha para comprar e ajudar a financiar a iniciativa.
Seminário Observatório do PDDU
O lançamento acontece no segundo e último dia de atividades do Seminário do Observatório do PDDU de Salvador. Iniciado no dia 16, ele finaliza no dia 29 com a apresentação dos resultados iniciais dos grupos de trabalho sobre áreas verdes, habitação de interesse social, cidades antirracistas, entre outros.
O objetivo é debater as falhas e acertos do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) vigente e propor mudanças a serem incorporadas em sua revisão prevista para 2026. O plano diretor é a legislação que traz diretrizes e regras para o planejamento da cidade. A partir da definição do que pode e não pode ser construído e como será usada cada área, ele molda a cidade e influencia a vida de todos os moradores.
Observatório do PDDU de Salvador
O Observatório do PDDU de Salvador 2025-2035 é uma rede da sociedade civil com diversos movimentos sociais, pesquisadores, especialistas e associações de bairro que se articula para contribuir efetivamente na revisão do PDDU de Salvador.
O grupo busca pautar o debate sobre os temas relevantes do plano diretor, traduzir o conteúdo técnico e seus efeitos para os soteropolitanos e estimular que participem do processo de revisão da legislação que deve acontecer em 2026.
Serviço
Lançamento da Campanha Sombreamento Zero – Praias Livres e seminário do Observatório do PDDU de Salvador
Quando: 29 de outubro de 2025 – das 13h30 às 19h
Onde: Auditório do Ministério Público de Nazaré (Av. Joana Angélica, 1312 – Nazaré, Salvador)
Acesso livre e gratuito



