Fernanda Keulla, 39, vencedora do BBB 13, revelou que convive com o diagnóstico da Síndrome de Sjögren uma doença autoimune crônica que causa um processo inflamatório anormal em diferentes órgãos e glândulas.
“Eu demorei muito tempo para entender que estar doente todo os dias não é normal”, começa o desabafo publicado em suas redes sociais. Em seu relato, Keulla explica que sentia cansaço extremo e muitas dores no corpo, em especial nas articulações, e infecções virais e bacterianas frequentes.
Esses sintomas passaram a interferir nas atividades do seu cotidiano, o que, segundo ela, a tornou alvo de cobranças externas e internas. “Minha família dizia: ‘Você não termina nada que começa, você não tem foco’. E eu mesma me julgava muito, me cobrava de estar bem.”
“A Síndrome de Sjögren é uma doença, autoimune, ou seja, o meu organismo ataca o meu próprio organismo, ela é crônica, não tem cura, mas ela é tratável. Os principais sintomas são secura ocular e das glândulas salivares, que era sintomas secundários, por isso demorei tanto para poder ter o diagnóstico.”
Ela explica que após passar por diferentes especialidades médicas e tratamentos, conseguiu um resultado ao chegar em seu reumatologista e ter alterações significantes em seu exame de sangue. “O momento que tive o diagnóstico foi totalmente liberador para mim, porque vi que era uma pessoa que tinha um problema de saúde, que eu não estava mole perante a vida.”
De acordo com o relato, o diagnóstico permitiu que ela adequasse o tratamento e pudesse reverter seu estado de saúde. Ela conclui a gravação fazendo um alerta para seus seguidores caso tenham sintomas semelhantes e para sempre dar atenção aos sinais dados pelo corpo. “Nossa saúde é o bem mais precioso que Deus nos deu, vamos cuidar dela, né?”, conclui a apresentadora na legenda do vídeo.