A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), por meio da Universidade Corporativa da pasta, iniciou nesta terça-feira (4) o Curso de Formação Integrada de Multiplicadores no Uso de Câmeras Corporais Operacionais. A capacitação, que segue até sexta-feira 06), prepara profissionais das forças de segurança para atuarem como instrutores, disseminando protocolos de uso responsável dos equipamentos e reforçando a transparência e governança policial.
A iniciativa visa padronizar procedimentos, desde a captação de imagens até a cadeia de custódia dos registros, conforme a Portaria nº 648/2024 do Ministério da Justiça e das Portarias Conjuntas da SSP/BA, alinhando as práticas locais aos padrões nacionais e internacionais de proteção dos profissionais e promoção dos direitos dos cidadãos.
O major Jurandilson Nascimento, diretor de Tecnologia da Informação da Superintendência de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO), destaca a importância do curso. “A utilização das câmeras corporais tem sido um dos aprimoramentos que a Secretaria tem implementado para trazer mais transparência para a prestação de serviço à sociedade, esse é o nosso foco. E essa ação específica de treinamento e capacitação de multiplicadores vem no sentido de permitir que as forças possam orientar o melhor uso das tropas que estão prestando serviço, que a gente tenha um melhor resultado com o uso da tecnologia”, completou.

Policiais militares, pertencentes a unidades que já utilizam as câmeras corporais, civis e técnicos participam da capacitação. A expectativa é que os multiplicadores repassem o conhecimento nas unidades, ampliando a adesão às diretrizes.
Texto: Alan Dantas/SSP