A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) lançou a Operação Natal 2024, ampliando o esquema de segurança no Centro Histórico de Salvador. Até o dia 26 de dezembro, cerca de três mil agentes, incluindo policiais militares, civis e bombeiros, estarão mobilizados na região, que também contará com o uso de tecnologias como portais de abordagem e câmeras com reconhecimento facial.
A Polícia Militar intensificará o patrulhamento ostensivo, empregando equipes em terra, helicópteros e drones para reforçar a segurança. Já a Polícia Civil irá concentrar esforços em ações de inteligência para prevenir e investigar crimes.
O Corpo de Bombeiros e o Departamento de Polícia Técnica estarão com efetivos extras de plantão para atender possíveis emergências e realizar perícias durante o período.
Portais de Abordagem e Reconhecimento Facial
Como parte da estratégia, cinco portais de abordagem serão instalados nos principais acessos ao Centro Histórico, permitindo a inspeção de pessoas e veículos. Além disso, câmeras com tecnologia de reconhecimento facial serão posicionadas em locais estratégicos, com o objetivo de identificar foragidos da Justiça e aumentar a eficácia no combate à criminalidade.