Home Ação 8 de janeiro: STF inicia julgamento da primeira baiana presa por cometer...

8 de janeiro: STF inicia julgamento da primeira baiana presa por cometer atos golpistas

1
0
Ministro do STF, Alexandre de Moraes - Foto: Reprodução

O Supremo Tribunal Federal (STF), iniciou o julgamento da primeira baiana presa por cometer altos golpistas, no dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília. A ré, Nilma Lacerda Alves, natural da cidade de Barreiras, responde por cinco crimes.

Segundo detalhes, os julgamentos de cada réu está sendo feito de forma individual, no plenário virtual da Corte. Até nesta terça, apenas o ministro Alexandre de Moraes, havia votado pela condenação. Os demais tem até dia 2 de outubro.

A mulher, de 47 anos, foi presa no Palácio do Planalto. De acordo com a Procuradoria Geral da República, instituição responsável por oferecer as denúncias, ela integrou um grupo que destruiu obras de arte e bens públicos no planalto.

Para ela, o ministro do STF, propôs a pena de 14 anos, pelos seguintes crimes: Abolição violenta do Estado Democrático de Direito; Golpe de estado; Associação Criminosa; Dano qualificado; Destruição do patrimônio tombado.

De acordo com a defesa de Nilma, “não há provas que sustem as alegações trazidas no processo, seque indícios contundentes foram juntados”. Além de compartilhar que até o momento, não foi indicada uma conduta especifica da denunciada.

Até agora, três pessoas foram condenadas pelos atos do 8 de janeiro: duas à 17 anos e a terceira à 14 anos. Ambos cumprindo pena em regime fechado.

Compartilhe agora: