A repetição de jogadores na escalação titular do Bahia ao longo da Série A ao longo do primeiro turno e em parte do returno foi motivo de destaque, mas vem rendendo críticas na reta final da temporada.
Por estratégia da comissão técnica, os jogadores considerados como titulares do Bahia pouco foram alterados ao longo de todo o campo.
Com um baixo número de lesões e de suspensões no time titular, os 11 titulares atuaram na maioria das rodadas até então.
Além disso, pelo fato de o Bahia ter optado por trabalhar com um elenco curto em 2024 alguns jogadores têm atingido marcas que poucas vezes atingiram em suas carreiras – ou que nunca antes atingiram –, quando falamos em número de atuações na temporada.
6 titulares do Bahia podem terminar o ano com mais de 60 jogos
No Brasil, é comum um alto número de partidas por temporada, mas jogadores com mais de 60 jogos disputados no mesmo ano costumam ter um desgaste maior.
Faltando sete jogos para o fim da Série A, são seis nomes que devem fechar a temporada de 2024 com pelo menos 60 jogos ou mais.
E vale destacar que nenhum deles joga no gol. Marcos Felipe tem 51 partidas pelo Esquadrão e não chegará a essa marca nessa temporada, em razão do rodízio feito por Ceni no Campeonato Baiano.
Caio Alexandre, Thaciano, Everton Ribeiro, Juba, Cauly e Jean Lucas são os atletas que podem completar mais de 60 partidas nesta temporada.
Abaixo, os números de cada um deles:
O volante atualmente tem 57 partidas com a camisa do Bahia e pode terminar com um número de jogos semelhante ao de 2023, quando fez 65 partidas pelo Fortaleza.
Mais um jogador acostumado a fazer muitos jogos, Juba atualmente tem 56 jogos pelo Tricolor em 2024.
No ano passado, entre Sport e Bahia, ele jogou 67 partidas.
Já vivendo seu ano com mais jogos na carreira, Thaciano pode terminar com 60 partidas pela primeira vez. Em 2023, ele disputou 48 jogos.
Antes de chegar ao Bahia, Jean Lucas nunca havia disputado mais de 39 jogos em uma mesma temporada.
Agora, ele já tem 55 partidas somente em 2024 pelo Esquadrão de Aço.
Em sua temporada 2022/2023 (entre Mônaco e Santos), fez apenas 32 jogos.
Com poucas lesões na carreira, Everton Ribeiro é um exemplo de assiduidade quando falamos em jogadores de alto nível no Brasil.
Aos 35 anos, ele tem 54 jogos pelo Bahia e pode completar 60 partidas em uma temporada pela quarta vez na carreira.
Em 2022, ele fez 63 partidas e, em 2023, foram 62 jogos disputados.
Número de jogos dos outros titulares do Bahia
Quanto aos outros quatro titulares de linha do Bahia, seus números são os seguintes:
- Everaldo: 51 jogos
- Gabriel Xavier: 47 jogos
- Kanu: 44 jogos
- Arias: 34 jogos