Início Agricultura Safra de grãos na Bahia bate recorde com produção de 13 milhões...

Safra de grãos na Bahia bate recorde com produção de 13 milhões de toneladas

Foto: Reprodução

A safra de grãos deste ano vai atingir novo recorde na Bahia, com acréscimo de 7,7% na produção total. Os dados divulgados no boletim de estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apontam para uma safra de 13 milhões de toneladas.

Os números, sendo confirmados, representam o terceiro recorde seguido da safra de grãos na Bahia. Em 2021, a agricultura do estado comemorou a chegada aos dois dígitos, com 10,5 milhões de toneladas; em 2022, um novo recorde.

“Crescemos de forma consistente no setor dos grãos. O nosso Oeste tem destaque nisso. A região se agiganta em organização e eficiência e precisamos voltar os olhos para esse case de sucesso para sabermos replicar boas práticas em outras áreas”, comentou Wallison Tum, titular da Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri).

No tangente à soja, a área colhida está próxima aos 70% do total, neste momento. A área plantada aumenta neste ciclo, segundo dados da Conab, em 1,4% no estado, saltando de 1,893 milhão de hectares para 1,919 milhão de hectares.

A produtividade sobe no mesmo patamar, 1,4%, resultado que se deve ao incremento de boas práticas agrícolas e aplicação de procedimentos e maquinários de última geração. A produção cresce, segundo as expectativas, em 2,8%.

O algodão representa mais um destaque nos números fornecidos pela Conab. Com aumento de área plantada de 1,6%, o crescimento previsto em sua produtividade (9,3%) eleva as expectativas de sua produção no ciclo 2022/23 para 1.444 milhões de toneladas, apresentando elevação importante de 11%, em comparação com o ciclo anterior.

Quem também tem expectativa de crescimento de produção na casa dos dois dígitos é o feijão. A cultura, segundo a Conab, terá uma colheita elevada em 10% em comparação ao ciclo anterior, chegando às 312 mil de toneladas.

Outra cultura tradicional do estado que vem com boas expectativas, pelos números Conab, é o milho. No ciclo atual, a área plantada cresce 4,8%, sendo que produtividade e produção sobem acima dos dois dígitos, com 10,6% e 16%, respectivamente.

Por fim, um destaque para o sorgo, grão que que vem marcando sua importância no cenário agrícola da Bahia ano a ano. Para este ciclo, a Conab estima um aumento na produtividade de 21% e produção aumentada em 29%.

Compartilhe agora: