Início Bahia Prefeito usa dinheiro público para aluguel de carro de luxo e vira...

Prefeito usa dinheiro público para aluguel de carro de luxo e vira alvo do MP e do TCM (VÍDEO)

Prefeito usa dinheiro público para aluguel de carro de luxo e vira alvo do MP e do TCM - Foto: Reprodução

Vídeos do prefeito curtindo e transportando jet-ski da família mostram a utilização pessoal do veículo

O aluguel de um carro de luxo, modelo Jeep Compass, está sendo pago com o dinheiro público na cidade de Maragogipe, interior da Bahia distante a 140 km de Salvador. O veículo estaria sendo utilizado para atender aos interesses do prefeito, Valnicio Ribeiro, e de sua família. Os gastos já somam R$60 mil. [Vídeo no final da matéria]

A denúncia é investigada pelo Tribunal de Contas do Município (TCM) e Ministério Público da Bahia (MP-BA). Nos processos foram anexados recibos de pagamento referentes à locação do veículo, além de fotos e vídeos do gestor, esposa e filho utilizando o carro para momentos de lazer.

Em um dos vídeos veiculados às denúncias e que circulam em grupos de WhatsApp do município mostra o gestor público usando o carro para transportar seu jet-ski. Nas imagens, o prefeito ainda acena para câmera e pede ao filho para posar para gravação.

“A população está indignada com isso. A maior parte do povo da nossa cidade precisa de um transporte principalmente para diversos procedimentos na área da saúde e não consegue. E de repente assistimos um veículo alugado por cerca de dez mil por mês para rebocar o jet-ski do prefeito. Isso é revoltante”, afirma o vereador Luís Fernando, conhecido como Luisinho, que protocolou as denúncias junto ao TCM e MP.

Evidências – Em maio de 2022, o prefeito da cidade contratou a empresa Transsouza para a locação de veículos com uso público. No entanto, o carro modelo Jeep Compass não fez parte da licitação e, ainda assim, foi alugado à Prefeitura. O vereador relata que nos processos de pagamento não consta nenhum mapa de quilometragem, conforme exigido pelo TCM.

“O prefeito não designou o fiscal do contrato para justamente ocultar o dano ao erário e o enriquecimento ilícito em razão da utilização do veículo para interesses pessoais. A cidade toda assistindo o uso do dinheiro público em benefício próprio. Um absurdo sem precedentes. Ele foi eleito para administrar o recurso público e assim aplicar em benefício da população. Denunciei o lamentável fato ao TCM e MP que agora apuram esses abusos”, explicou.

Compartilhe agora: