Home Destaques Marcos Mendes denuncia gestão de ACM Neto: “uma cidade de negociatas! Chega...

Marcos Mendes denuncia gestão de ACM Neto: “uma cidade de negociatas! Chega de vender nossa cidade!”, afirma vereador

1
1
FOTO: divulgação (Ascom)


O Vereador Marcos Mendes (PSOL) afirmou que a Prefeitura de Salvador administra [Prefeito ACM Neto] “uma cidade de negociatas! Chega de vender nossa cidade!”, dispara o Edil. As criticas foram feitas na manhã da última quinta-feira(9) em audiência pública virtual, que debateu ” A Problemática dos Planos de Gestão do Município de Salvador: o Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima” (PMAMC) da capital baiana.

ACM Neto promete geração de 30 mil empregos com novos empreendimentos em Salvador

Mendes, preside à Comissão de Desenvolvimento Sustentável da Câmara de Vereadores. Durante a sessão, Marcos Mendes denunciou que esse plano, apesar de essencial para o enfrentamento da emergência climática, adota uma  metodologia de cerceamento as informações públicas e baixa mobilização popular. O vereador  cobrou coerência dos poderes públicos quanto as áreas verdes e unidades de preservação ambiental, tanto as que estão sob a responsabilidade do município, a exemplo da Pedra do Xangô, localizada no bairro de Cajazeiras, referência simbólica e ancestral dos adeptos das religiões de matrizes africanas, como as que estão sob a administração do Estado, como Pituaçu, APA Bacia do Cobre/ São Bartolomeu, APA Lagoas e Dunas do Abaeté. “Como fazer uma cidade resiliente, como propagandeia o prefeito e a secretaria fake SECIS, maltratando tanto as áreas verdes da cidade. Matando tantas árvores! A prefeitura tem tanta responsabilidade e dever de intervir quanto o Estado!”, criticou o edil.


Na ocasião, o parlamentar destacou também que o mandato está “vigilante” e atuante quanto à obra do BRT e os prováveis impactos ambientais à cidade,  exaltou o papel social e ambiental desenvolvido pelas(os) catadoras(es) de material reciclável de Salvador, que, segundo o vereador, não são reconhecidos pelo poder público.


“Existem indícios que em Salvador parece ter uma verdadeira máfia do lixo! Os trabalhadores que atuam como catadores, muitas  cooperativas que tem  à frente mulheres negras, que são lideranças em suas comunidades, desempenham uma atividade de extrema importância para o planeta, mas não são valorizados nem remunerados e não participam da discussão da gestão da cidade. O município não reconhece que os catadores são peças fundamentais da cidade”, afirmou o vereador Marcos Mendes. A audiência pública contou com a participação da vereadora Marta Rodrigues (PT), militantes ambientalistas, instituições da sociedade civil, e representantes dos  catadores de Salvador.

Compartilhe agora:

Comments are closed.