Início Ação Lula dá posse a três ministros e cria ministério para pequenas empresas;...

Lula dá posse a três ministros e cria ministério para pequenas empresas; veja mudanças

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu posse, nesta quarta (13), aos ministros Sílvio Costa Filho, André Fufuca e Márcio França. O ato ocorreu em reunião privada, no Palácio do Planalto, com a presença de familiares e algumas lideranças políticas.

Novos integrantes do governo, os deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos) assumiram os ministérios do Esporte e dos Portos e Aeroportos, respectivamente. Lula formalizou o convite aos parlamentares na semana passada.

As negociações vinham ocorrendo há meses e marcam a entrada, no primeiro escalão do governo, do partido Republicanos e do Partido Progressista (PP) – Fufuca assume o lugar de Ana Moser, enquanto Costa Filho sucede a Márcio França.

Silvio Costa explicou que vem conversando com França, nos últimos dias, para fazer uma transição democrática. “É uma agenda estratégica para o nosso país, 98% das nossas exportações e importações passam pelos nossos portos e aeroportos”, disse.

Já André Fufuca afirmou que é um desafio assumir o Ministério do Esporte depois de Ana Moser. “Tenho certeza que terei que desdobrar muito para poder fazer com que seus sonhos, o seu trabalho se perpetuem no tem que ficarei no ministério”.

Empreendedorismo

O novo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte cuidará das políticas, programas e ações de apoio a esses temas. Segundo Márcio França, a criação da pasta é um sonho antigo do presidente Lula.

“O presidente relembrou que essas empresas, hoje, tem mais de 50% do PIB, que elas têm muita dificuldade para financiamento, que as pessoas não têm aonde recorrer. Geralmente, quando vão para o MDIC [Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio] são empresas grandes, que tem estrutura.”, disse França.

De acordo com detalhes, a medida provisória que criou o novo ministério foi publicada hoje (13) em edição extra do Diário Oficial da União. O texto foi encaminhado ao Congresso Nacional para aprovação dos parlamentares.

Entre as competências do novo ministério também estão o apoio ao artesanato; incentivo e promoção de arranjos produtivos locais; ações de qualificação e extensão empresarial; promoção da competitividade e da inovação; entre outras.

Compartilhe agora: