Home Coronavírus GILBERTO GIL APOIA A CAMPANHA “TESTOU COVID-19, TESTAR A FAMÍLIA”

GILBERTO GIL APOIA A CAMPANHA “TESTOU COVID-19, TESTAR A FAMÍLIA”

Campanha tenta conscientizar os gestores públicos da necessidade de se testar os familiares dos casos confirmados pela COVID-19

FOTO: REPRODUÇÃO VÍDEO REDE SALVADOR NOTÍCIA - GILBERTO GIL

Se testou positivo para Covid-19, testar a família. Nas periferias das grandes metrópoles do Brasil, os casos de Covid-19 se multiplicam sem que as famílias de infectados sejam rapidamente testadas, para diminuir a transmissão.

Nos últimos dias, surgiu um movimento de personalidades e formadores de opinião sobre a necessidade de conscientizar e sensibilizar os governantes para dar mais atenção a este ciclo de contágio [familiares de quem testa positivo], que tem muito mais probabilidade de contaminação, do que, as abordagens aleatórias nos bairros.

“Em 30 de junho, perdi uma irmã para o coronavírus. Apesar da comprovação da doença, minha outra irmã levou dez dias para ser testada. É um caso que se repete em várias famílias na periferia. “, diz o produtor cultural Geraldo Badá, um dos idealizadores da campanha, que conta com o apoio do SALVADOR NOTÍCIA.

Produtor desabafa por dificuldade de testar familiares com suspeita de coronavírus em Salvador

Família de aposentado que morreu por COVID-19 implora para realizar testagem em Salvador

Familiares de paciente morto por coronavírus não conseguem fazer teste para COVID-19 em Salvador

“A dificuldade de testagem favorece a disseminação do vírus. Durante a internação de minha irmã, decidi iniciar esta campanha para sensibilizar os governos. Por exemplo, em Salvador, se a prefeitura realiza 150 testes diários por amostragem, em bairros periféricos, seria muito mais eficiente testar logo os familiares dos que testaram positivo, em vez de fazer novos testes ao acaso no dia seguinte. Estou mobilizando todos para esta campanha. Meu querido amigo Gilberto Gil topou passar esta mensagem que precisa ser repetida ao longo da pandemia: testou positivo, testar a família. Precisamos oferecer meios à população mais pobre para realizar essa testagem familiar o mais rápido possível.”, desabafa Badá.

“O contágio da COVID-19 cresce nas periferias. Alguns são testados e apresentam resultado positivo, precisam que suas famílias sejam testadas. Essa é uma das questões atuais, é preciso que as autoridades comecem a testar as famílias daqueles que adoeceram ou foram internados, enfim, que testaram positivo.”, diz Gilberto Gil. Que complementa “Teste para toda a família.”, finaliza Gil.

No site SALVADOR NOTÍCIA recebemos muitas denuncias de pessoas que tiveram seus familiares contaminados e passaram pelo mesmo problema e dificuldade para testagem, o que poderia ajudar a conter a proliferação do vírus em nossa cidade.


Convido as pessoas que queiram participar desta campanha a enviar um vídeo para o whatsapp: (71) 9 8798-4577.
“TESTOU COVID-19, TESTAR A FAMÍLIA” – Geraldo Badá

FOTO: Geraldo Badá – (arquivo pessoal)

SALVADOR TESTA ALEATORIAMENTE

Cabe perguntar o que a Cidade de Salvador e até o Estado da Bahia estão esperando para adotar o procedimento de testar os familiares das pessoas que foram positivadas com o Covid 19 ? 

  • Sim, pois todos sabemos que a probabilidade de transmissão aos parentes próximos de uma pessoa contaminada é muito elevada.

A Prefeitura realiza em torno de 150 testes diários em cada bairro que esteja passando por medidas restritivas, (Tendo uma média de 30 % de positivados)  contudo, esses testes são realizados aleatoriamente, sem nenhum critério técnico ou científico . Não caberia aí,  ir atrás dos familiares desses 30% de positivados para testa-los e trata-los precocemente ? 

  • São Paulo, já partiu na frente e adotou este protocolo a partir de agora (Antes tarde do que nunca), resta aos outros entes federativos atitudes semelhantes.     

Fiquei muito estarrecido essa semana, ao assistir em um Telejornal local , uma reportagem no bairro Pernambués , que está em medida restritiva e quando a repórter perguntou a uma cidadã que estava a mesa em atendimento , o por quê ela resolveu fazer o teste, a mesma respondeu ” Sei lá, já que todo mundo está fazendo, eu vou fazer também. “

Seria cômico, se não fosse trágico, pois enquanto alguns tem acesso aos testes de forma  indiscriminada ou até irresponsável, familiares de Positivados peregrinam durante preciosos dias para saberem se estão ou não contaminados. Sem contar que durante esse período, estas pessoas podem estar, mesmo sem querer disseminando em cadeia o famigerado vírus.

Compartilhe agora: