Início Política Faltou Pilha: Relógio de São Pedro parado há mais de 5 meses

Faltou Pilha: Relógio de São Pedro parado há mais de 5 meses

O tradicional Relógio de São Pedro inaugurado pelo governador Antônio Muniz, que descerrou a placa comemorativa, no entardecer de 15/11/1916, considerado o primeiro relógio público de Salvador. Entregue sob os cuidados do engenheiro Hermildo Guerreiro e do mecânico Ducardo Aleone.

Antes do relógio público, os baianos endinheirados sabiam das horas através de seus relógios de bolso, prateados ou dourados, enquanto o povo tinha como referência o tiro das nove do Forte de São Marcelo. E se alguém desejasse saber as horas com precisão podia ir para a porta da Intendência, onde um grande relógio de parede marcava a hora, que nem sempre era a mesma do outro relógio exibido na vitrine pela Casa Gallo de Frederico Bartsch & Cia, na rua Conselheiro Dantas.

O Relógio foi encomendado por J.J Seabra ao fabricante francês Henry-Lapaute. A ideia original era instalá-lo na Praça Municipal, junto com a estátua do Barão do Rio Branco. Porém, uma pedra no caminho mudou os planos. Não era propriamente uma pedra e sim uma cratera, um desnível da rua considerável, surgida após a demolição da igreja de São Pedro para deixar a Avenida Sete passar. Os engenheiros da firma Lafayette & Cia recomendaram construir no local uma pracinha, um jardim.

Com 103 anos de existência o Relógio de São Pedro não cumpre mais a sua principal função, que é marcar a hora certa. Apesar da sua beleza arquitetônica e da riqueza patrimonial histórica, isso não parece importar para o Município que é o curador do equipamento, através da Fundação Mário Leal Ferreira.

Sabemos que o avanço tecnológico diminui o interesse dos jovens na consulta do horário utilizando os ponteiros como guia do tempo. Preocupados com o aspecto de preservação do patrimônio público e da cultura local, esperamos que em breve o Relógio de São Pedro volte a marcar o horário correto no Centro de Salvador, evitando atraso dos saudosistas, da cultura e da história.

P.S.: O Relógio de São Pedro funciona por maquinário, não utiliza pilha. O termo pilha foi uma forma de chamar a atenção dos responsáveis da importância do seu funcionamento para nossa história.

Compartilhe agora: