Início Salvador Simulados são realizados pela Codesal em comunidades de Castelo Branco e Sete...

Simulados são realizados pela Codesal em comunidades de Castelo Branco e Sete e Abril

Simulados são realizados pela Codesal em comunidades de Castelo Branco e Sete e Abril - Foto: Divulgação

As comunidades de Moscou I e II, localizadas no bairro de Castelo Branco, e Bosque Real, em Sete de Abril, participaram de simulados de evacuação para áreas de risco, na manhã deste sábado (28/01). Realizada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), as atividades tiveram início às 9h no instante em que foram acionadas as sirenes do Sistema de Alerta e Alarme. Na ocasião, os moradores seguiram por rotas de fuga, previamente estabelecidas, até escolas municipais, onde foram implantadas o ponto de apoio da operação.

Por meio de testes para retirada rápida de moradores de suas casas, a operação visa a redução de danos e a preservação da vida em comunidades localizadas em áreas onde é grande o risco de acidentes relacionados ao mau tempo, a exemplo daqueles causados por desabamentos de imóveis e deslizamentos de terra.

O objetivo é treinar para que os cidadãos saibam o que fazer no caso de acidentes relacionados à proteção civil, e para que sejam minimizados os efeitos da chuva.

Segundo o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, os simulados já realizados têm contado com a participação proativa das comunidades: “Ao findar as atividades saímos com a sensação de dever cumprido e a certeza de que essas pessoas serão multiplicadoras de conhecimento e vão atuar preventivamente caso necessário”.

A secretária da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordelo, que acompanhou a realização dos simulados, afirmou que “a participação da SPMJ junto a Codesal nesta ação nos permite a identificação de violências contra mulheres e contra crianças. Uma vez identifcado nossa rede se mobiliza para que a gente, além do cuidado que já existe com o processo da evacuação, possa prestar o melhor serviço municipal no cuidado dessas mulheres e crianças em situação de risco”.

Participaram dos simulados profissionais da Defesa Civil de Salvador, entre os quais o diretor geral Sosthenes Macêdo, a secretária Fernanda Lordelo da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate a Pobreza (SEMPRE), Maurício Bodnachuck (Bosque Real) e Denilda Sena (Moscou); Bruno Cardoso, gerente da GRE Pirajá (Moscou) e as diretoras das escolas municipais de Castelo Branco e Novo Marotinho, respectivamente Silvana do Rosário e Cláudia Cavalcanti.

Como parte dos preparativos para Operação Chuva 2023, já foram realizados, no dia 14/01, simulados em Vila Picasso (Capelinha de S. Caetano), Voluntários da Pátria (Lobato) e Baixa do Cacau (S. Caetano), dia 21/01, em Bom Juá, e no próximo sábado (04/02), na comunidade de Irmã Dulce.

Compartilhe agora: