Mais de 70 mil pés de maconha, distribuídos em quatro roças, foram erradicados até esta sexta-feira (11), durante operação conjunta entre unidades da Polícia Militar, Departamento de Polícia do Interior (Depin) da Polícia Civil, forças de segurança de Pernambuco e Polícia Federal. As ações aconteceram nas cidades de Juazeiro, Curaçá, Canudos e Campo Formoso.
No povoado de Riacho Seco, em Curaçá, uma roça com mais de 27 mil pés de maconha foi incinerada. Em Campo Formoso, localizados, em uma única plantação, quase 43 mil pés da erva. Já nas cidades de Juazeiro e Canudos foram queimados mais de 800 mudas.
De acordo com a titular da 17ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/ Juazeiro), coordenadora Lígia Nunes de Sá, também foram encontrados nos locais materiais usados na irrigação e cultivo da maconha, além de espaços preparados para receber as sementes. “Tudo foi incinerado junto com o entorpecente”, informou a delegada. Acrescentou que ninguém foi encontrado, mas as unidades de cada cidade darão continuidades as investigações para prenderem os proprietários dos cultivos. De acordo com os cálculos da delegada, os grupos criminosos que agiam nas regiões tiveram um prejuízo de aproximadamente R$ 2,8 milhões.
Também participaram da operação as Companhias Independente de Policiamento Especializado Cipes) Caatinga e Semiárido, equipes do Corpo de Bombeiros Militar, do 72°Batalhão de infantaria do Exército e do Instituto de Criminalística de Pernambuco.
Fonte: Ascom: Marcia Santana