A Secretaria de Mobilidade (Semob) de Salvador anunciou recentemente a implantação de novas linhas de ônibus, visando otimizar o serviço de transporte coletivo nos principais corredores da cidade durante os horários de pico. Esta iniciativa resulta de extensivas pesquisas de campo realizadas por técnicos de planejamento, que identificaram as necessidades dos usuários e as principais formas de deslocamento nos períodos de maior movimento, pela manhã e à noite.
Diferentemente do modelo tradicional, onde os ônibus iniciavam seus trajetos nos terminais de origem, as novas linhas começam a operar a partir de pontos específicos, após o início dos itinerários originais. Esse ajuste permite um embarque mais ágil e eficiente dos passageiros.
Os novos veículos foram alocados para atender os passageiros a partir dos trechos selecionados, onde a demanda é maior. “Os ônibus passam a ter maior capacidade de atendimento. Eles iniciam o trajeto nesses pontos para realizar o embarque dos passageiros. Isso faz com que as pessoas cheguem nos seus destinos com maior rapidez e eficiência”, explicou o titular da Semob, Fabrizzio Muller.
Regiões com alta demanda, como as avenidas Afrânio Peixoto (Suburbana) e Luís Viana Filho (Paralela), são algumas das áreas beneficiadas pelas novas linhas. Estas medidas reforçam o atendimento aos bairros ao redor dessas vias, com o objetivo de aprimorar a mobilidade e proporcionar mais agilidade no deslocamento dos usuários. “Nosso objetivo é aperfeiçoar cada vez mais os atendimentos nessas localidades, trazendo mais agilidade no deslocamento dos usuários”, concluiu Muller.