Início AVIAÇÃO Pousa em Salvador o 2º maior avião cargueiro do mundo

Pousa em Salvador o 2º maior avião cargueiro do mundo

FOTO: ROSY SILVA

O empresário mineiro Marcelo Braga, diretor da empresa de logística Over Projects, fretou o segundo maior avião de cargas do mundo para atender uma demanda urgente de seu cliente. O Antonov 124 saiu de Santiago e chegou por volta das 7 horas em Salvador. A empresa dedica-se exclusivamente ao planejamento e execução de transportes complexos, movimentando equipamentos com pesos ou dimensões fora de padrão (denominadas cargas de projeto) em mais de 80 países.

“Nossa equipe de gestores, engenheiros e especialistas promovem soluções inteligentes e criativas para os mais desafiadores projetos.” diz o diretor Marcelo Braga.

Antonov An-124 Ruslan (nome de código OTAN: Condor) foi durante um longo período o maior avião do mundo, isto antes da chegada do An-225. O An-225 foi desenvolvido a partir dele, com o intuito de transportar o ônibus espacial soviético Buran. Atualmente não detém mais o título de maior avião cargueiro, mas ainda tem grandes dimensões.

Desenvolvido inicialmente como cargueiro militar (para o transporte de tanques, tropas e lançadores de mísseis, entre outras coisas), o primeiro protótipo An-124 voou em 26 de dezembro de 1982. Um segundo protótipo, chamado Ruslan (um herói dos povos russo e soviético), fez sua aparição ocidental no Airshow de Paris em Junho de 1985, anteriormente ao seu primeiro voo comercial, que ocorreu em janeiro de 1986.[1]

Desde então, o An-124 estabeleceu uma série de recordes. Sua maior conquista foi a mais pesada carga transportada por via aérea, comercialmente: um gerador de 124 toneladas, associado a outros itens alocados no seu interior, com um peso total de carga de 132,4 toneladas, no final de 1993.

Características notáveis incluem o nariz (que, na verdade, é a porta de proa do compartimento de carga), as portas do compartimento de carga de cauda e 24 rodas permitindo operações de pouso em asfalto, terra, grama e neve (desde que preparada para isso).

IMAGEM REPRODUÇÃO

Sobre Antonov An-124

É o segundo maior avião produzido em massa. Ele perde apenas para o A380 da Airbus. Há mais de quarenta An-124 em serviço na RússiaUcrâniaLíbia e Emirados Árabes Unidos, entre outros países. Sua produção foi encerrada há alguns anos. Entretanto, ela será reiniciada e, até 2030, deverão ter sido entregues mais de cem novas unidades desse avião.

Ele também foi o avião com maior volume de carga transportada (1014 metros cúbicos) até a criação do Airbus A300-600 ST Beluga (1400 metros cúbicos). Atualmente, o maior avião de carga em volume transportado é o Dreamlifter da Boeing, com 1840 metros cúbicos. O compartimento de carga do Antonov An-124 tem 4,4 metros de altura e 36,5 metros (entre rampas) de comprimento. A rampa de proa (frontal) ainda deixa 2,10 metros utilizáveis e a de popa (traseira), 4 metros e meio. No total, temos 43,1 metros de comprimento. Já as larguras são, em metros, 6,4 na base, 3,996 no teto e 6,8 máxima. Ele também detém o recorde de mais longo voo feito por um avião! Ele decolou em maio de 1987 e, durante vinte e cinco horas e meia, voou 20.151 quilômetros sem reabastecer. Ele partiu com um peso total de 455 toneladas.

Compartilhe agora: