Início Justiça Secretaria de Justiça da Bahia promove live especial em homenagem aos 30...

Secretaria de Justiça da Bahia promove live especial em homenagem aos 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

Os “Avanços, retrocessos e desafios dos direitos da criança e do adolescente” serão discutidos ao vivo, às 15h, no Facebook da secretaria.

Na próxima segunda-feira (13), dia em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 30 anos, a live do Criança & Adolescente em Foco, realizada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), será sobre um tema especial.

Os “Avanços, retrocessos e desafios dos direitos da criança e do adolescente” serão discutidos ao vivo, às 15h, no Facebook da secretaria, com a participação de Regina Affonso, diretora da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), e de Vera Carneiro, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CECA-BA), órgãos vinculados à SJDHDS, além de representantes do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e do Fórum Nacional Permanente de Entidades Não-Governamentais de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fórum DCA).

“É importante reforçar, a cada ano, na data do aniversário do Estatuto, o compromisso do governo, da sociedade civil e do setor privado pela efetivação dos direitos humanos das crianças e adolescentes, para protegê-los das violações e garantir os direitos fundamentais a eles e elas. Isso somente será alcançado se todos trabalharem juntos com o mesmo foco”, reforçou Iara Farias, coordenadora de Proteção à Criança e ao Adolescente da SJDHDS.

Na oportunidade, também será apresentada ao público a campanha online “Tudo isso é proteção”, desenvolvida no contexto da pandemia pela SJDHDS, junto ao CECA-BA, para incentivar, seja dentro ou fora de casa, o conhecimento e a defesa do ECA por parte da sociedade, que há três décadas garante, por lei, os direitos fundamentais de todas as crianças e adolescentes.

Sobre o ECA

O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069), sancionado em 13 de julho de 1990, é o principal instrumento normativo do Brasil sobre os direitos das crianças e adolescentes. O ECA inovou ao trazer a proteção integral, onde meninos, meninas e jovens são vistos como sujeitos de direitos. Também reafirmou a responsabilidade da família, sociedade e do Estado de garantir as condições para o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes, além de protegê-los de toda forma de discriminação, exploração e violência.

Na Bahia, o ECA promoveu inúmeros avanços, como a implantação dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente e dos Conselhos Tutelares; a criação da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes contra a Criança e o Adolescente (DERCCA) e do Adolescente Infrator (DAI) e o funcionamento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGD).

Compartilhe agora: