Seis afogamentos foram registrados nos dias das festas de pré-carnaval Fuzuê, Furdunço e Pipoco em Salvador. Conforme a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), as seis vítimas foram resgatadas e três delas eram turistas.
Também foram registradas duas situações de socorro, uma na praia e outra em via pública: um atendimento de uma pessoa embriagada e um atendimento a uma pessoa com ferimento no supercílio.
O órgão atuou no pré-Carnaval por meio do posto avançado da Barra, situado na Praia do Farol, próximo ao Restaurante Barravento.
Durante o Carnaval, que começa nesta quinta-feira (16), o órgão atuará com um efetivo de 227 agentes, distribuídos no circuito Dodô (Barra-Ondina), das 8h às 20h, e nas demais praias da orla sob responsabilidade da Salvamar (trecho Jardim de Alah a Ipitanga, além das ilhas de Maré e dos Frades).
Segundo o coordenador e chefe de planejamento da Salvamar, Kailani Dantas, a principal recomendação é não fazer a combinação de bebidas alcoólicas com o banho de mar, pois esse é o maior fator de risco para os afogamentos. Também é recomendado evitar subir nas rochas, devido ao risco de queda.