O Ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que está estabelecendo parcerias com estados e municípios para acelerar a oferta de imóveis do programa “Minha Casa Minha Vida” na Bahia. Durante uma visita a um condomínio em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, Rui Costa destacou a importância de retomar o programa, que permitirá a concessão de 170 mil unidades. A equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está trabalhando em uma solução jurídica para que estados e municípios possam executar os serviços de reforma. O objetivo é entregar as 170 mil unidades até o final do ano.
A faixa 1, destinada a famílias de baixa renda, será o carro-chefe do programa e oferecerá condições financeiras mais favoráveis. Até 15 de fevereiro, o governo planeja concluir a reformulação do “Minha Casa Minha Vida” e extinguir o nome “Casa Verde e Amarela”.
Segundo o Ministério das Cidades, há 1.115 empreendimentos atrasados ou paralisados do “Minha Casa Minha Vida”, com aportes totais de R$ 4,8 bilhões, sendo que a maior parte (R$ 3,8 bilhões) foi para obras paralisadas. O levantamento mostra que a maioria desses empreendimentos foi contratada entre 2014 e 2018.
A primeira entrega do relançamento do programa será nesta terça-feira, 14 de fevereiro, em Santo Amaro da Purificação, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.