Início Agricultura Roteiros de turismo em comunidades rurais da Bahia são divulgados na Feira...

Roteiros de turismo em comunidades rurais da Bahia são divulgados na Feira da Agricultura Familiar

O público que visitar a 10ª edição da Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária terá a oportunidade de conhecer os roteiros alternativos de turismo sustentável, comunitário e solidário dos povos e comunidades tradicionais e da reforma agrária, que mostram as belezas de uma Bahia autêntica.

Os roteiros estão sendo apresentados no estande Turismo Comunitário localizado na feira, que termina neste domingo (1º/12), no Parque de Exposições de Salvador, durante a Fenagro.

O Turismo Comunitário é uma forma de realizar o turismo com sustentabilidade e solidariedade na qual povos e comunidades tradicionais e da agricultura familiar compartilham com as visitantes experiências autênticas e transformadoras. Os roteiros são compostos pela vivência da cultura local, das paisagens, da gastronomia e das cadeias produtivas típicas, além dos modos de ser e fazer tradicionais de cada localidade.

A diversidade surpreende turistas de todas as origens e idades, que, além de se divertirem, contribuem para o meio ambiente e a geração de trabalho e renda. São trilhas, cavernas e banhos de cachoeira, participação no dia a dia da roça, colheitas, rituais religiosos, festas das cadeias produtivas, danças, músicas, oficinas gastronômicas e rodas de prosa.

A Feira

Considerada o maior evento de comercialização da agricultura familiar do país, a Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária é organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes/BA), e apresenta na capital cerca de 3.000 produtos de mais de 400 empreendimentos de toda a Bahia.

São 27 armazéns, um para cada Território de Identidade do estado, uma Praça Gastronômica com uma Vila Forró, Cozinha Show, Praça Quilombola, Praça Indígena, Feira de Artesanato e Feira Tecnológica. Há também um rico conteúdo técnico-científico como o Simpósio de Pesquisas, as inovações do Balcão Tecnológico, seminários temáticos e eventos diversos, para fortalecer a agricultura familiar da Bahia, além de uma vasta programação cultural.

Reportagem: Karol Meira

Compartilhe agora: