Início Educação Resultado do ENEM 2019: especialista explica queda das notas da redação

Resultado do ENEM 2019: especialista explica queda das notas da redação

ENEM 2020

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram divulgados nesta sexta-feira, 17 e apontam apenas 53 redações nota 1.000 e mais de 143 mil notas zero. O professor de redação do Curso Positivo Joinville, Jonas Nunes, responde questões sobre possíveis motivos para o resultado mais baixo na prova deste ano.

Como você vê a queda no número de redações nota mil no Enem deste ano?

Percebo, já faz um tempo, e tenho comentado com os alunos que desde os escândalos com as redações (hino de time, receita de miojo), a mídia tem observado mais as correções, e parece que o INEP fica receoso de dar nota mil para redações que tenham realmente potencial para isso. Por exemplo, a mídia vivia comparando redações nota mil que tinham alguns erros ortográficos, por exemplo.

Além de exigente, a banca passou a ser mais receosa. Se fizermos comparativos de textos, muitas vezes não conseguimos achar os motivos de uma redação ter tirado mil e a outra 980, sendo que ambas atingem todas as competências.

Acredita que o tema (Democratização do acesso ao cinema no Brasil) seja o responsável pelas 56 mil redações entregues em branco?

Concordo em partes, pois o tema, se não lido com atenção, poderia gerar uma ambiguidade, além de muitos alunos não terem acesso ao cinema. Preparo nossos alunos sem pensar em temas, para que possam escrever sobre qualquer assunto. Eles podem até ficar nervosos, mas escreverão, como aconteceu com o tema do ano passado. Por isso que também credito um pouco desse resultado ao despreparo dos alunos, ou seja, é um conjunto (temática + despreparo).

Para a próxima prova, acredita que o Inep continuará com uma linha “menos polêmica”, abrangendo temas mais isentos de opinião política?

Sabemos que este governo não gosta de muita polêmica, por isso acredito que os temas continuarão sem abertura para eventuais críticas ao governo.

Compartilhe agora: