Início Educação Projeto piloto “Marias na Construção” inicia terceira turma no CEU de Valéria

Projeto piloto “Marias na Construção” inicia terceira turma no CEU de Valéria

Projeto piloto Marias na Construção_Foto_Jefferson Peixoto_Secom_Pms

O projeto piloto do programa “Marias na Construção” realizou mais uma aula inaugural para 30 mulheres, nesta segunda-feira (16), no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de Valéria. Essa é a terceira e última turma desta edição, que envolve 120 alunas. A iniciativa tem beneficiado mulheres de comunidades carentes de Salvador, através de cursos gratuitos voltados para a construção civil. A ação faz parte do eixo capacitação e empregabilidade da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Bahia). As duas primeiras turmas receberam aulas nas comunidades de Cajazeiras e Pernambués.

Durante o evento, a secretária da SMPJ, Rogéria Santos, fez questão de pontuar que o projeto piloto tem dado a expertise para nova fase do programa que deverá assistir 800 mulheres em outros bairros de Salvador. “Fizemos o piloto e agora temos a fundamentação para seguir ampliando o ‘Marias na Construção’ por toda Salvador. Logo em breve vamos anunciar o projeto mãe bem maior e com um número mais expressivo de mulheres beneficiadas”, garantiu Santos, ressaltando que o caráter itinerante do projeto faz toda a diferença. “Levamos a capacitação para dentro da comunidade. Sabemos que muitas dessas mulheres não têm como pagar transporte e as vezes não querem se ausentar do local onde moram por não ter com quem deixar os filhos”, frisa a secretária.

Fora do mercado de trabalho há 16 anos, idade do seu único filho, a doméstica Franciane Chagas, 39 anos, está ansiosa para começar o curso que tem a carga horária de 160 horas aulas, incluindo ensinamentos teóricos e práticos. “Tenho jeito para rejunte e levantamento de bloco. Preciso aprender uma profissão para tentar me reinserir no mercado de trabalho. Graças a esse curso da Prefeitura que ouvi falar muito bem, conseguirei aprender pertinho de casa, me formar e lutar por um trabalho”, disse a aluna, que reside na Lagoa da Paixão.

O desejo de aprender a função de pedreira polivalente e se capacitar para galgar uma oportunidade de emprego fixo também está entre os anseios da vendedora autônoma Crislane Silva, 27 anos. Moradora de Valéria e mãe solteira de um garoto de 7 anos, ela afirmou que o curso é a grande chance de ter um vínculo empregatício com a carteira assinada. “Sempre vendi uma coisinha ou outra, mas nunca tive um emprego. Com o ‘Marias na Construção’ terei essa oportunidade”, comemora. As aulas teóricas se estenderão por duas semanas, totalizando 40 horas, e serão ofertadas na unidade itinerante do Senai que está estacionada no pátio do CEU.

Participaram também da aula inaugural o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macedo, o gerente do Senai, Marcelo Azoubel, a primeira mestra de obras da Bahia e inspiração para o projeto, Maria do Amparo, e o gestor do CEU, Délio Lima. Além da apresentação do projeto pelas autoridades, a programação de abertura do curso contou com diversas apresentações culturais da comunidade. Subiram ao palco do Espaço Cultural Boca de Brasa os grupos Ballet da Rosa, Periféricos, Hits Danc African e a Capoeira Farol da Bahia.

Iniciativa – Desenvolvido pela SPMJ, o “Marias na Construção” conta ainda com a parceria da Defesa Civil de Salvador (Codesal), promovendo informações técnicas acerca de construções seguras no município, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Bahia), oferecendo conhecimento sobre empreendedorismo e acesso à crédito, e a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), que garantirá a inserção no mercado de trabalho, para as alunas que mais se destacarem durante o curso.

Compartilhe agora: