Início Bahia Programa que combate a insegurança alimentar é apresentado pelo governo do estado

Programa que combate a insegurança alimentar é apresentado pelo governo do estado

Programa 'Bahia Sem Fome' é apresentado em Salvador - Foto: Antonio Queirós

O governador Jerônimo Rodrigues, apresentou nesta sexta-feira (24), o Programa Bahia Sem Fome. O evento ocorreu no auditório do Colégio Estadual Vila Canária, em Salvador. A ação irá alcançar e dar suporte a cerca de 1,8 milhões de cidadãos.

A primeira etapa da campanha consiste na arrecadação de alimentos, envolvendo órgãos públicos, iniciativa privada e sociedade civil organizada. Empenhado na causa, Jerônimo apela para que toda sociedade colabore com as ações.

Durante o evento, o governador realizou a entrega simbólica de cestas básicas para representantes de movimentos sociais, associações quilombolas, indígenas, marisqueiras, pessoas em situação de rua e povos de terreiro.

Ainda conforme o gestor, o projeto será oficialmente lançado, após aprovação do Projeto de Lei que será enviado para apreciação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). “Hoje apresentamos a primeira etapa, que é o chamamento social. A segunda etapa vai precisar muito dos deputados da assembleia, para transforma isso em lei”, afirmou.

Tiago Pereira, coordenador-geral das Ações Estratégicas de Combate à Fome, informa que o programa vai abranger um público alvo muito maior. De acordo com o coordenador, está sendo elaborado um documento para que a ação seja institucionalizado, onde garanta que instituições públicas e privadas se juntem ao combate à fome.

Abastecimento alimentar

Como primeira ação do programa, será realizada uma mobilização de arrecadação permanente em diversos órgãos estaduais. Os itens serão distribuídos em igrejas, terreiros, centros comunitários e educacionais, entre outros.

Visando promover a arrecadação, o governo pretende realizar eventos como festivais regionais de música, eventos estudantis. Um exemplo dessa ação é o show Elas à Frente, que acontecerá na próxima terça (28), com a cantora Daniela Mercury.

A iniciativa é uma parceria das secretarias estaduais de Políticas para as Mulheres (SPM), Educação (SEC), Turismo (Setur) e Cultura (Secult). Para entrada do show, basta levar um quilo de alimento não perecível, que vai ser revertido ao programa.

Busca ativa

Na segunda ação, será realizada a busca ativa de pessoas em situação de vulnerabilidade social de forma articulada com sociedade civil. Nesta fase, haverá uma atualização cadastral do Cadúnico, que é porta de entrada para uma série de programas.

O objetivo é encontrar, cadastrar e atualizar todas as famílias de pobreza extrema para que tenham acesso a programas já existentes, como Bolsa Família, Bolsa Presença, Bolsa Permanência, Mais Estudos e Qualificação Profissional.

A Yaloríxa do Ilê Axé Onã Omí Tafá Oyá, Tâmara Bonfim foi uma das convidadas e identificou que sua comunidade de terreiros está incluída nas ações programadas. “O Bahia Sem fome foge do assistencialismo, é um trabalho que infelizmente tem que existir nesse momento, mas é necessário manter nosso corpo alimentado e vivo”.

Compartilhe agora: