Início Destaques Neto inaugura requalificação da Rua Miguel Calmon

Neto inaugura requalificação da Rua Miguel Calmon

A mais movimentada rua do Comércio, a Miguel Calmon, foi entregue completamente requalificada pela Prefeitura, dentro de um conceito moderno de sustentabilidade e acessibilidade. A inauguração aconteceu na manhã desta sexta (20), em solenidade ao lado da Associação Comercial da Bahia, com a presença do prefeito ACM Neto.

A via passou por melhorias na pavimentação e serviços de macro e microdrenagem, além de ganhar novo mobiliário urbano e ciclovia de 1.1km desde as imediações do Mercado Modelo até a entrada do Plano Pilar. O investimento é de R$4,8 milhões, com recursos provenientes de financiamento junto à Caixa Econômica Federal, e incluiu ainda a revitalização da Praça Riachuelo, que passou a contar com piso intertravado.

A Miguel Calmon também está mais verde. A Prefeitura plantou no local  91 novas árvores de espécies de médio porte, que irão servir de compensação à emissão de gás carbônico dos veículos que trafegam no local, garantindo mais sombreamento, inclusive nos espaços de descanso com bancos que foram implementados.

As calçadas ganharam concreto lavado com detalhes em pedras portuguesas e itens de acessibilidade, como rampas, piso tátil e passagem de pedestres. A iluminação foi modernizada com a implantação de lâmpadas em LED.

Projeto – A reurbanização da Rua Miguel Calmon é fruto do projeto Ruas Completas, conduzido em todo o país pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e a entidade World Resources Institute (WRI), em parceria com o Instituto Clima e Sociedade (ICS). A ação também faz parte de um projeto maior de requalificação do Centro Histórico de Salvador, região onde a Prefeitura está investindo cerca de R$300 milhões dentro do programa Salvador 360.

“A partir desses investimentos, a iniciativa privada começa a acompanhar, também investindo em equipamentos privados. A permanente programação cultural que queremos realizar no Comércio, como já fazemos no Pelourinho, vai estimular isso. O Festival da Primavera é só o primeiro passo”, salientou ACM Neto.

Na capital baiana, o projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Mobilidade (Semob), Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF) e Transalvador.

Compartilhe agora: