Início Ação Prefeitura anuncia programação da Festa de Santa Dulce dos Pobres; Confira detalhes

Prefeitura anuncia programação da Festa de Santa Dulce dos Pobres; Confira detalhes

Foto: Max Haack

A Prefeitura de Salvador anunciou nesta sexta-feira (26) a programação da Festa de Santa Dulce dos Pobres, que será realizada ao longo do mês dedicado à religiosa, em agosto. As atividades serão realizadas entre os dias 1º e 13 de agosto.

De acordo com detalhes o evento em celebração a Santa Dulce, contará com apresentação diária de peças teatrais, exibição de filme da primeira santa brasileira, procissão, atrações musicais e uma quermesse.

 A data marca ainda o aniversário de fundação da instituição do Anjo Bom do Brasil, já que em 26 de maio de 1959, Santa Dulce fundou oficialmente a Osid – entidade que abriga hoje um dos maiores complexos de Saúde do país com atendimento 100% gratuito, além de acolher mais de 3 milhões de pessoas por ano.

Durante seu discurso, o prefeito destacou a relevância da religiosa e a necessidade de apresentar sua obra a baianos e turistas. “O mês de agosto foi escolhido para celebrar Santa Dulce e, em parceria com a Osid,  a Prefeitura vai realizar uma série de atividades para celebrar essa data, enaltecendo estas obras”, salientou.  

Detalhes do evento

 O “esquenta” para a celebração ao Mês de Santa Dulce terá início no dia 17 de julho, com a abertura do calendário oficial de programação. No dia 4 de agosto, acontecerá a Procissão dos Arcos, que sairá do Bonfim até o Santuário.

Nos dias 4 e 6, o público poderá acompanhar apresentações no Largo de Roma. As atrações serão divulgadas em breve. No dia 5, uma carreata sairá do Centro de Convenções, em peregrinação com a imagem da Santa, em direção ao Santuário, onde será realizada uma missa. No dia 6, acontece a “Procissão da Memória”, que sairá do Santuário até a Igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia.

No dia 13, será realizada uma missa campal no Largo de Roma e uma procissão luminosa. Haverá ainda um show de encerramento das atividades, no palco montado no Largo de Roma. Ao longo do período, também estão previstas apresentações de corais e orquestras. Também haverá a implantação de uma tenda para os peregrinos onde poderão ter estrutura de banheiro, alimentação e descanso.

Além disso, os fiéis ainda poderão aproveitar a quermesse, que vai reunir a comunidade em torno de atividades lúdicas e culturais. Nessa atividade, o público terá à disposição barracas com comidas típicas e artesanato com produtos Santa Dulce.

A Trezena de Santa Dulce ainda terá um forte apelo social, com diversas atividades voltadas para a solidariedade. Entre elas estão ações de doação de sangue, campanhas de doação de roupas e agasalhos, distribuição de kits de higiene pessoal, oficinas de capacitação e ações de apoio aos idosos.

Ao longo do mês, o planejamento é que a imagem de Santa Dulce circule pelos pontos turísticos de Salvador, sempre com a presença de frades Franciscanos. Entre os locais sugeridos estão Farol da Barra, Praça Municipal, Cruzeiro de São Francisco, Paróquia de Sant’ana, Largo da Mariquitae e Santo Antônio Além do Carmo.

Compartilhe agora: