Início Economia Polo Salvador é referência em sustentabilidade no Brasil

Polo Salvador é referência em sustentabilidade no Brasil

Foto: Estúdio 071 - imagem industria Polo Salvador.

A autossuficiência em energia com a utilização das placas solares,  produção zero de lixo, reutilização da água da chuva em descargas e torneiras, sensores de presença e a substituição de lâmpadas por LED são algumas das cerca de 40 medidas sustentáveis adotadas pela Polo Salvador, pequena indústria têxtil localizada no bairro do Uruguai, em Salvador, que se tornou referência nacional no que diz respeito ao meio ambiente.

As condutas aplicadas pela organização incluem também os produtos, camisas polo fabricadas para fardamentos corporativos, que são feitas com materiais que incluem o uso de garrafas PET recicladas, algodão orgânico e fibra de celulose. Além disso, os retalhos desses tecidos, que chegam a 800 kg por mês, são doados para a Creche Escola Comunitária Fonte de Luz, no Parque São Cristóvão, onde são transformados em estopas e vendidas para empresas locais, promovendo a economia circular.

“A sustentabilidade é formada por 3 pilares: econômico, social e ambiental. É preciso que esse tripé funcione com eficiência para que consigamos avançar nos negócios da forma que acreditamos. A indústria têxtil é uma das mais poluidoras do mundo e nós somos chancelados pela Prefeitura como uma empresa verde. É a prova de que é possível para todos fazer parte desse movimento que é maior do que nós mesmos. Aqui não vendemos apenas camisas, nós trabalhamos diariamente por um mundo melhor”, pontua Hari Hartmann, diretor da empresa.

As ações continuadas da Polo trouxeram diversos títulos e premiações nos últimos anos, como o 11º e 12º prêmios FIEB de Desempenho Socioambiental em 2014 e 2018, respectivamente, a certificação “Zero Energy” pela Green Building Council Brasil (GBC) por ser a primeira indústria do Norte/Nordeste autossuficiente em energia para a sua operação em 2019, além da certificação pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) da “Camisa Carbono Zero, por ser a primeira empresa do segmento a produzir camisa polo carbono zero no Brasil, e o “Rótulo Ecológico”, um selo comprovador de que uma organização está preocupada com questões ambientais e adota medidas práticas para reduzir os impactos causados ao meio ambiente desde a extração de recursos e fabricação, até o descarte.

Compartilhe agora: