O fim de semana foi movimentado para as equipes da Polícia Militar responsáveis pelo resgate de animais silvestres em Salvador. No sábado (27), quatro espécies diferentes foram encontradas na cidade: um tamanduá, um ouriço-cacheiro, uma iguana e uma jiboia.
O primeiro resgate foi realizado por equipes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) por volta das 8h40, quando um tamanduá foi encontrado em um posto de gasolina na Avenida Pinto de Aguiar.
Às 10h30, um novo chamado levou os policiais à captura de um ouriço-cacheiro em um imóvel situado em Cassange. Minutos depois, às 11h13, uma iguana invadiu uma área de lazer em uma residência, em um bairro não informado.
Por fim, às 15h35, os PMs se dirigiram ao Cabula VI, onde uma serpente foi encontrada em via pública. Todos os animais resgatados foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).
“Esta situação é um alerta para a sociedade: animais silvestres em número significativo surgindo no meio urbano”, ressaltou a major Érica Patrícia, comandante da Coppa. “Precisamos repensar de forma urgente as nossas ações voltadas ao meio ambiente, já que estamos destruindo e desrespeitando o habitat dos animais e que em pouco tempo serão levados à extinção”, destacou.