Início Bahia

Pesquisa Ipec na Bahia: no segundo turno, Jerônimo tem 48% e ACM Neto 44%

Pesquisa AtlasIntel: Jerônimo lidera com 55% contra 45% de Neto; confira cenários - Foto: Reprodução

Foi divulgada nesta sexta-feira (21), pesquisa do Ipec (antigo Ibope), contratada pela TV Bahia e indica os índices de intenção de votos para governador da Bahia. O candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, tem 48%, e o candidato do União Brasil, ACM Neto, 44%. Dessa forma, eles estão tecnicamente empatados por conta da margem de erro de três pontos percentuais.

Foi registrado 5% o índice de eleitores que pretendem votar em branco ou anular o voto, enquanto 3% estão indecisos.

Entre os eleitores da Bahia, 89% garantem que a decisão do voto é definitiva, e 11% indicam que ainda podem mudar de candidato até o dia da eleição. Um porcento não sabe ou não respondeu. Por conta dos arredondamentos no cálculo, a soma do percentual é superior a 100%

Na pergunta espontânea de intenção de voto, aquela em que os nomes dos candidatos não são apresentados para os entrevistados, 13% não sabem apontar espontaneamente em quem votariam e os que declararam espontaneamente que pretendem votar em branco ou nulo são 6%.

Segundo o Ipec, essa proporção de eleitores pode trazer movimentações de última hora.

O Ipec mensurou também a expectativa de vitória, independentemente da intenção de voto, e 52% acham que Jerônimo será o próximo governador da Bahia. Enquanto 36% acreditam que ACM Neto será o vencedor do pleito, e outros doze porcento não sabem ou preferem não opinar.

A pesquisa ouviu 1.504 pessoas, entre os dias 18 e 20 de outubro, em 74 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-07302/2022 e BR-05874/2022.

Votos totais
Resposta estimulada e única, em % de votos totais e com base na pergunta: se o segundo turno da eleição para governador da Bahia fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr(a) votaria?

Jerônimo: 48%
ACM NETO (União Brasil): 44%
Branco e nulos: 5%
Não sabe ou não responderam: 3%
Votos válidos
Considerando os votos válidos, quando são excluídos os votos nulos e brancos, Jerônimo tem 52% e ACM Neto, 48%. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Resposta estimulada e única, em % de votos válidos:

Jerônimo: 52%
ACM Neto: 48%
Na pesquisa Ipec da véspera do primeiro turno, em 1º de outubro, a simulação de segundo turno apontava ACM Neto com 53% e Jerônimo Rodrigues com 39%. Já na simulação de segundo turno de 23 de setembro, indicava 52% para Neto e 35% para Jerônimo.

Compartilhe agora: