Início Cultura OSBA abre apresentações de junho com concerto gratuito nesta quinta-feira (1º) 

OSBA abre apresentações de junho com concerto gratuito nesta quinta-feira (1º) 

Foto: Gabriel Camões

O concerto contará com regência da maestrina paulista Natália Larangeira, regente assistente da Filarmônica de Buenos Aires entre 2020 e 2022, e solo do violinista da OSBA Mário Soares. 

O público terá a oportunidade de conferir no repertório as obras “Concerto para Violino N°5”, do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, e a “Sinfonia N°3 em Sol Menor, Op.36”, da compositora francesa Louise Farrenc.

Esta será a segunda edição em 2023 da Série Manuel Inácio da Costa, que foi batizada em homenagem ao nome deste importante escultor barroco baiano que viveu entre os séculos XVIII e XIX. A série tem como proposta percorrer museus e igrejas da.

Com esta iniciativa, a OSBA valoriza o diálogo entre a música de concerto e o patrimônio histórico e arquitetônico baiano, proporcionando ao seu público uma experiência de imersão musical única.

São João Sinfônico

Celebrar e dialogar com as festas populares do Estado é uma tradição da Orquestra Sinfônica da Bahia. Assim, em 2023, pelo sétimo ano seguido, a OSBA realizará o seu projeto São João Sinfônico. 

Com o título de “O Xote das Meninas” e um repertório formado por sucessos juninos feitos por compositoras, esta edição do São João Sinfônico da OSBA será realizada no dia 8 de junho, às 19h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves.

A apresentação terá como convidadas a cantora Mariana Aydar, vencedora do Grammy Latino 2020,, e a instrumentista e cantautora Lívia Mattos, vencedora do Festival da Canção em 2020 com a composição ”Apnéia”.

A regência do concerto será do maestro da OSBA, Carlos Prazeres. Já o roteiro e a direção cênica são de Gil Vicente Tavares, também responsável pela ideia do programa. 

Ensaios Abertos

Teremos neste mês de junho sete ensaios abertos da Orquestra, além de 15 apresentações das nossas Cameratas. Os primeiros quatro ensaios abertos já estão definidos e acontecem no Museu de Arte Sacra da Ufba (dia 1º, das 11 às 12h).

O acesso ao ensaio é gratuito, mas para conferir os ensaios na Concha Acústica será necessário um cadastro antecipado. O link está disponível na bio do Instagram da OSBA ou pelo link disponibilizado pelo instagram.

Os quatro grupos de música de câmara da OSBA (Opus Lumen, Bahia Cordas, Quarteto Novo e Quadro Solar) realizarão ensaios abertos e apresentações em diversos locais da cidade, como a Biblioteca Central do Estado da Bahia, a Cidade da Música da Bahia e o Museu Geográfico da Bahia, entre outros).

Compartilhe agora: