Início POLÍCIA Motorista embriagado invade procissão católica e atropela 16 romeiros (Vídeo); 2 morreram

Motorista embriagado invade procissão católica e atropela 16 romeiros (Vídeo); 2 morreram

Feridos foram socorridos e levados ao Posto de Saúde Municipal de Santarém | Reprodução: redes sociais

Um carro invadiu a 28ª Caminhada de Fé com Maria, que faz parte das festividades de Nossa Senhora da Conceição, considerada a principal procissão católica da cidade de Santarém, no Pará. Caso foi registrado na madrugada de domingo (04.dez). O motorista, que estava embriagado, atropelou ao menos 16 pessoas, deixando dois mortos. [Vídeo no final da matéria]

Por volta de 01h30, equipes da corporação, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e de órgãos municipais escoltavam fiéis que participavam da procissão, que contou com a participação de milhares de pessoas. “Lamentavelmente, nas imediações do 8º Batalhão de Engenharia de Construção na BR-163, um veículo modelo Fiat Strada, com os faróis apagados, avançou contra os policiais da PRF que realizam o controle de fluxo no local, resultando no atropelamento de 16 romeiros, sendo confirmado, até o momento, dois mortos”, informou a PRF.

Ângela Maria Gomes Moraes e o filho dela, Marcírio Mendes Moraes Neto, foram identificadas como as vítimas fatais do acidente. Já os feridos, 7 no total, foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e levados pelo Samu ao Posto de Saúde Municipal de Santarém. Ainda segundo a PRF, o veículo tentou fugir do local, mas foi perseguido e alcançado por viaturas das forças de segurança. Além do motorista, dois ocupantes do carro foram presos. O teste de alcoolemia constatou altos níveis de álcool nos três. 

Em nota publicada nas redes sociais, a Arquidiocese de Santarém manifestou “profundo pesar e solidariedade pelas vítimas do lamentável acidente”. A prefeitura da cidade também divulgou uma nota. Nela, manifesta “voto de profundo pesar” pelo falecimento de Ângela e Marcírio.

A 28ª Caminhada de Fé com Maria saiu do campo Nogueirão, em Mojuí dos Campos. Antes da procissão, foram realizados shows de bandas católicas e a Missa de Envio da Caminhada. O encerramento seria na Praça da Matriz, em Santarém, mas foi cancelado devido ao acidente.

Os três ocupantes do Fiat Strada na Seccional de Polícia Civil em Santarém. Fotos: JC

Exatos 3 homens estavam no carro que, na madrugada deste domingo (4), na BR-163 (Santarém-Cuiabá), atropelou várias pessoas que participavam de uma procissão católica, com saída ontem (3) da cidade de Mojuí dos Campos (PA) e chegada hoje em Santarém (PA).

Os ocupantes do Fiat Strada, de cor prata, estavam, segundo a polícia, embriagados. Após o atropelamento e mortes, por volta de 1h20 da manhã, o trio tentou fugir em alta velocidade pela rodovia.

Perseguidos por uma guarnição da PM (35º Batalhão da Polícia Militar), que chegou a efetuar tiros em direção a eles, os fugitivos resolveram parar o carro e se entregaram. Foram presos em flagrante e atuados em crime de homicídio na 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil em Santarém.

Os 3 acusados são:

  • Antônio José Costa Soares, o Gordo, 47 anos;
  • Odair José Costa Soares, 48 anos, e
  • Sirlei Dantas Lira, 37 anos, que dirigia o veículo.

O crime praticado por eles começou quando, saindo de Santarém, eles toparam com uma barreira da PRF (Polícia Rodoviária Federal), próximo ao quartel do Exército (8º Batalhão de Engenharia e Construção).

Alcoolizados, decidiram furar o bloqueio. Mais à frente, ainda na BR-163 e em alta velocidade, próximo à comunidade de São José, atropelaram cerca de 10 pessoas que participavam da Caminhada de Fé com Maria, procissão que faz parte da programação dos festejos anuais de N.S. da Conceição, padroeira de Santarém.

Mortos e feridos

De acordo com nota da Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) de Santarém, o hospital municipal atendeu 14 romeiros atropelados no acidente.

“A equipe do HMS atendeu os 14 pacientes de imediato com os protocolos de atendimento para pacientes com trauma. Desse total, cinco pessoas chegaram com o quadro bastante grave, uma mulher [Ângela Gomes de Moraes] com politraumatismo não resistiu”, detalhou a nota.

“Neste momento, 4 pessoas estão internadas. Das internadas, 3 estão no setor de estabilização e uma está na clínica cirúrgica. Os médicos plantonistas liberaram para casa 9 pessoas após passarem por exames de imagem e avaliação e observação médica”.

Ao final, a Semsa confirmou a morte também do filho de Ângela Moraes, Marcílio, no local do acidente.

Compartilhe agora: