A Polícia Civil de Itabuna indiciou o médico Antônio Mangabeira pelos crimes de importunação sexual e estupro, após 26 pacientes relatarem terem sido vítimas de abuso durante atendimentos médicos. A Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) concluiu um dos inquéritos e encaminhou o procedimento ao Ministério Público da Bahia (MP-BA), enquanto outros inquéritos estão em fase final.
As denúncias começaram a surgir depois que uma paciente registrou uma queixa de estupro contra o médico no dia 9 de julho deste ano. Além desse caso, Mangabeira já havia sido denunciado por importunação sexual, com incidentes registrados nos dias 6 de julho e 15 de setembro de 2023, além de outra acusação de estupro.
Em agosto, a defesa do médico afirmou possuir provas que comprovariam sua inocência, e esses documentos já foram apresentados às autoridades policiais.
Os crimes teriam ocorrido em uma clínica localizada no bairro do Pontalzinho. Em nota, a clínica Oncosul repudiou qualquer forma de assédio e afirmou estar colaborando com as investigações.
“Estamos colaborando integralmente com as autoridades competentes para a investigação dos fatos, que devem ser apurados pelas instâncias legais, sempre com respeito ao contraditório e ampla defesa. Aos nossos pacientes, podemos assegurar que as medidas serão tomadas para preservar a integridade e confiança de todos os que buscam os nossos serviços”, afirmou a instituição.