Até o dia 30 de agosto, 138.828 pessoas serão convocadas para atuar como mesários nas eleições deste ano. As convocações estão sendo feitas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) via WhatsApp, e-mail ou carta. No entanto, 58 mil dessas pessoas ainda não validaram sua participação, representando 41,7% do total, conforme divulgado pelo TRE.
Luciana Bichara, secretária de planejamento de estratégia, inovação e eleições do TRE, destacou que o número de convocações não validadas não é motivo de preocupação para o órgão. “O TRE está priorizando, pela primeira vez, a convocação eletrônica, em que os mesários recebem notificação por WhatsApp ou e-mail. Quando eles acessam a carta de convocação, validam a participação”, explicou.
Bichara também afirmou que, mesmo que o mesário não valide a convocação, o cartório eleitoral continuará tentando entrar em contato de todas as formas possíveis para efetuar a convocação. “É uma questão de tempo para que esse número aumente”, acrescentou. Nas eleições de 2022, 137.114 mesários foram convocados na Bahia, dos quais 7.535 não compareceram, equivalente a 4,5% do total.
A ausência de mesários no dia da eleição pode causar prejuízo para os demais convocados. Ana Julia Sobral, 23, foi convocada para ser mesária pela primeira vez há dois anos em um colégio particular em Lauro de Freitas. Como os outros membros de sua mesa não compareceram, ela teve que assumir a função de presidente, o cargo mais alto. “Eu deveria ser segunda mesária, mas como ninguém foi, eu tive que ser presidente da sala. Precisei mexer na urna e tive outras atribuições para as quais não estava preparada. Foi uma experiência difícil, mas, por sorte, a coordenadora da seção me ajudou”, relatou.
Os convocados têm até cinco dias após a convocação para justificar sua ausência no dia da eleição. Aqueles que faltarem sem justificativa podem ser multados em até um salário mínimo. “O cartório sempre tenta contatar as pessoas convocadas. Se o mesário não comparecer no dia, ele receberá a penalidade de multa, cujo valor dependerá do prejuízo causado e das condições econômicas do faltoso”, afirmou Luciana Bichara.
Funções dos Mesários no Processo Eleitoral
- Presidente: Verifica as credenciais dos fiscais, emite a zerésima, inicia e encerra a votação, autoriza o eleitor a votar, recebe impugnações e entrega os materiais à junta eleitoral.
- Mesários: Localizam o nome do eleitor no caderno de votação, colhem assinaturas, entregam comprovantes de votação e assumem a função do presidente em sua ausência.
- Secretário: Preenche a ata da mesa, orienta eleitores, controla a movimentação na seção e distribui senhas de entrada.