João Pedro Prates dos Santos, conhecido como “JP”, considerado pela polícia como a principal liderança do tráfico de drogas no bairro de Tancredo Neves, em Salvador, foi morto nesta segunda-feira (19) durante uma operação policial. “JP” era apontado como autor de uma tentativa de homicídio contra um policial militar em Ibicaraí, em 2020.
A operação, conduzida pela Polícia Civil, visava cumprir um mandado de prisão preventiva contra o suspeito, expedido pela Vara de Jurisdição Plena da Comarca de Ibicaraí. Os policiais estavam realizando diligências em um possível endereço utilizado pelo procurado no bairro do Cabula, quando foram recebidos a tiros.
Segundo o delegado Thomas Galdino, diretor do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), “JP”, que era considerado o “01” de Tancredo Neves, disparou contra os agentes ao perceber a chegada das equipes. Houve confronto, e o suspeito foi baleado. Ele chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Geral Roberto Santos, onde foi constatado o óbito.
Durante a ação, um investigador da Polícia Civil foi atingido por disparos, mas seu estado de saúde não é grave e ele não corre risco de morte. No local do confronto, os policiais apreenderam uma pistola calibre 9 mm, uma gandola camuflada, um colete balístico e um artefato explosivo.
O confronto gerou uma intensa troca de tiros, que assustou os moradores da região. Devido à situação de insegurança, os ônibus deixaram de circular no bairro de Tancredo Neves por algumas horas na manhã desta segunda-feira. O serviço foi retomado por volta das 8h30, após o reforço do policiamento na área.