Início AFOGAMENTO

Jovem de 24 anos desaparece após entrar no mar de Ipitanga

Crédito: Arisson Marinho/ CORREIO

Lucas Santana, de 24 anos, que trabalha como empilhador de supermercado, está desaparecido desde que entrou no mar de Ipitanga, em Salvador, no domingo (18). O jovem entrou na água acompanhado de uma amiga, e ambos foram arrastados pela correnteza. A amiga conseguiu sair com a ajuda de banhistas e foi socorrida por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ela está fora de perigo.

Na manhã desta segunda-feira (19), familiares e amigos de Lucas acompanharam de perto as operações de resgate. Eles montaram uma tenda improvisada na areia e alguns tentaram avistar qualquer sinal de Lucas na água. Enquanto isso, bombeiros e equipes do Salvamar utilizavam motos aquáticas para buscar o jovem. A mãe de Lucas, Idalina Santana, relatou que seu filho saiu de casa por volta das 12h do domingo.

“Ele sempre vinha para Ipitanga porque o tio dele tem uma barraca na praia. Ele cresceu nessa praia. Ontem, minha filha fez um bolo e Lucas disse para ela guardar um pedaço para ele comer na volta. Ele passou na casa da amiga e os dois foram para a praia”, disse Idalina, emocionada.

Um amigo de Lucas, que trabalha como vendedor na praia e preferiu não ser identificado, contou que encontrou com o jovem assim que ele chegou a Ipitanga. O vendedor mencionou que a praia estava lotada e que, durante o inverno, os afogamentos são mais frequentes devido às mudanças nas marés. Ele também se queixou da ausência de salva-vidas na praia.

“Eu falei rapidamente com ele e depois saí. Pouco depois, ouvi os gritos e vi a mulher na areia, recebendo ajuda dos banhistas. Ela estava vomitando e meio inconsciente. Procurei por Lucas e foi quando me disseram que ele tinha desaparecido”, relatou o amigo.

Há um posto de salva-vidas a cerca de 200 metros do local do acidente, mas, segundo testemunhas, estava vazio no momento do incidente. Nesta segunda-feira, banhistas se aproximaram para oferecer apoio aos familiares e exigiram a presença de um posto fixo da Salvamar na praia. Até o momento, Lucas não foi encontrado.

Compartilhe agora: