O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, participou, neste sábado (24), da IV Feira Territorial da Agricultura Familiar, realizada em Cícero Dantas, no nordeste baiano. O evento, organizado pela Associação Regional de Convivência Apropriada ao Semiárido (Arcas) com o apoio do Governo do Estado, reuniu 200 expositores e teve como objetivo fortalecer os empreendimentos produtivos da região.
Durante a visita, Jerônimo Rodrigues foi recebido com um café da manhã na sede da Pastoral Rural, organização que reúne cristãos, famílias e trabalhadores rurais sem terra. Em seguida, o governador autorizou a publicação da Lei Estadual nº 14.564, de 16 de maio de 2023, que institui a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (Peapo). A lei será publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia na próxima terça-feira (27).
“O consumo de alimentos da agroecologia fortalece a agricultura familiar e incentiva a pesquisa e a educação rural. Esse foi o meu primeiro Projeto de Lei encaminhado à Assembleia Legislativa, que abriu espaço para o debate sobre a agroecologia. A Peapo foi construída com a participação de agricultores, organizações e movimentos sociais, e tem como objetivo promover mais qualidade de vida para a população, tanto urbana quanto rural, através da oferta de água de qualidade, consumo de alimentos saudáveis e uso sustentável de recursos naturais, visando à segurança alimentar e nutricional”, destacou Jerônimo Rodrigues.
Além disso, como parte das ações do Governo do Estado através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), foram entregues em Cícero Dantas diversas melhorias na infraestrutura local. Entre elas, a reforma do Mercado Municipal, que agora conta com 51 boxes e 60 barracas de feira livre, e a construção de unidades de beneficiamento de frutas, mandioca e um entreposto de mel para os distritos da região. O investimento total foi de R$ 6 milhões.
A Pastoral Rural também foi beneficiada com 90 barracas de feira livre, tratores com implementos, equipamentos agrícolas e kits para apicultura. Além disso, a Associação dos Trabalhadores Rurais do Assentamento Mundo Novo, localizada no município de Tucano, recebeu um caminhão-pipa.