Início Bahia

Jerônimo participa de marchinhas tradicionais no São João de Gandu

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

O Arrastão do Sabiá, manifestação cultural popular que acontece em meio aos festejos juninos no município de Gandu, misturando xote, maracatu e baião, contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, neste sábado (24). A festividade percorreu as ruas da cidade até a Praça do Povo com a participação dos moradores locais.

“Toda paz e tranquilidade, crianças na rua, pessoas idosas, realmente o São João é uma festa muito contagiante e atrações como esse Arrastão Sabiá só fazem engrandecer a nossa cultura. Isso aqui é o verdadeiro São João da gente, como a gente faz em casa, nos terreiros e quintais da Bahia” ressaltou o Jerônimo ao longo do percurso.

A idealizadora do Arrastão Graça Cardoso, conta que a manifestação surgiu em um ano que a Copa do Mundo aconteceu no dia do São João e o Brasil perdeu, para a tristeza geral. Desde então, a tradição de espalhar alegria de porta em porta é mantida pelo grupo de amigos, que esse ano saiu fantasiado de Boneca Emília, personagem da obra de Monteiro Lobato. “Todo ano a gente cai nessa alegria, todo ano é um motivo. Eu faço questão de ter uma história de cultura dentro do Arrastão, além da parte cômica e da encenação de um casamento na roça”.

Para Anderson Pim, nascido em Gandu, que participa da festa desde criança a presença da comitiva do governo estadual prestigia o evento realizado com carinho pela população da cidade. “Eu tenho 30 anos, e desde os dez anos, participo desta tradição, que tem a alegria contagiante da melhor festa de São João da Bahia”, disse.

Ao som das marchinhas, também acompanharam o trajeto do arrastão, a primeira-dama Tatiana Velloso, o chefe de gabinete de governo Adolpho Loyola, e o coordenador do Bahia Sem Fome, Tiago Pereira.

Mais festa

Durante a noite, Gandu também receberá neste sábado atrações como Mastruz com Leite, Marcynho Sensação, Neném do Acordeón e outros artistas.

O Governo do Estado investiu com apoios e serviços mais de R$ 100 milhões no São João da Bahia em 2023. Mais de 280 municípios baianos foram contemplados para a realização das festas de São João e São Pedro.

Bahia Sem Fome

A equipe do Bahia Sem Fome aproveitou a ida do governador ao município para realizar a entrega de 400 cestas básicas do programa a quatro instituições cadastradas no programa. 390 famílias serão beneficiadas com a entrega.

Compartilhe agora: