A partir desta quarta-feira (7), o Instituto Coca-Cola Brasil abre 4.500 vagas para um curso gratuito de capacitação para o mercado de trabalho. A iniciativa é voltada para jovens baianos entre 16 e 25 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Promovida em parceria com a Solar Coca-Cola e a Plataforma Coletivo Jovem, a ação é destinada a pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos, que concluíram ou estão prestes a concluir o Ensino Médio. As inscrições podem ser realizadas pela internet.
O curso, denominado Coletivo Online, visa auxiliar os jovens a entender o mercado profissional e orientá-los na busca por emprego. O conteúdo inclui dicas práticas e atualizadas sobre elaboração de currículo, comportamento em entrevistas de emprego, além de organização e planejamento financeiro.
Com atividades totalmente virtuais, o curso oferece 11 videoaulas que podem ser acessadas via WhatsApp, de qualquer lugar do país, desde que o participante tenha conexão com a internet e um celular. Ao final do curso, os participantes receberão um certificado de conclusão e serão cadastrados em uma plataforma de vagas de emprego, que conta com mais de 400 empregadores parceiros, incluindo a Coca-Cola.
A Plataforma Coletivo Jovem, implementada em 2009, foca na empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social. Desde sua criação, já impactou mais de 200 mil jovens em mais de 2 mil municípios brasileiros. Desses, mais de 60 mil conseguiram acesso ao mercado de trabalho.