Neste sexta-feira (21), foi divulgado o boletim de Balnealidade pelo Instituto do Meio-Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). O documento aponta 20 praias impróprias para banho neste final de semana, em Salvador.
Os critérios adotados pelo órgão estão definidos na análise da presença de uma bactéria nas águas, que é encontrada de maneira abundante somente em fezes humanas, esgotos, efluentes, águas naturais e solos que tenham recebido contaminação fecal recente.
De acordo com o Inema, a balnealidade é considerada imprópria quando a densidade da bactéria é superior a 800 UFC/100 ml, em duas ou mais amostras, de um conjunto de cinco semanas, coletadas no mesmo local ou valor obtido na última amostragem.
O instituto alerta que no período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados através das galerias pluviais, podendo causar doenças.
No boletim ainda é possível identificar praias impróprias no litoral norte, sul e baixo-sul da Bahia. O Inema fornece um aplicativo gratuito que informa a qualidade das praias. ‘O Vai Dar Praia‘ está disponível para todos os dispositivos móveis.
Veja a lista de praias impróprias
- São Tomé de Paripe
- Tubarão
- Periperi
- Penha
- Bogari
- Bonfim
- Pedra Furada
- Boa Viagem
- Roma
- Marina Contorno
- Farol da Barra
- Ondina
- Rio Vermelho
- Amaralina
- Pituba
- Armação
- Boca do Rio
- Corsário
- Patamares
- Itapuã